Frutas da época trazem inúmeros benefícios para a saúde

A abertura Estadual da Safra de Citros 2022 ocorreu na última semana, no berço da bergamota Montenegrina, em Montenegro, na Fazenda da BioCitrus. A colheita volta a atenção aos benefícios das frutas cítricas para a saúde. A família dos cítricos esbanja minerais como potássio e magnésio, além de oferecer ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, fibras e antioxidantes como carotenóides e flavonóides. Consequentemente, por apresentar tantos minerais, traz uma série de benefícios ao corpo.

Os cítricos combatem a anemia, pois favorecem a absorção de ferro no intestino e, por serem ricos em fibras, diminuem a prisão de ventre. Também auxiliam na hidratação do organismo, pois são frutos ricos em água. Mais um dos benefícios destes frutos é a ajuda para manter a pele bonita e saudável, prevenindo os danos nas células causados pelos radicais livres.

Denise Garateguy, mestre em saúde e desenvolvimento e especialista em comportamento alimentar. Foto: arquivo pessoal

Denise Garateguy, mestre em saúde e desenvolvimento e especialista em comportamento alimentar, destaca que um estudo recente do British Journal of Nutrition demonstra ações ligadas ao cérebro, onde as flavonas desempenharam papel especial no combate ao declínio cognitivo. “Este estudo realizado com mais de 13 mil japoneses adultos, revelou que aqueles que ingeriram esses frutos de três a cinco vezes por semana apresentaram menor risco de desenvolver demências”, explica.

Além disso, os cítricos são facilitadores do fluxo sanguíneo e zeladores das artérias. Mas, se engana quem pensa que os benefícios terminam por aí. Todos os cítricos entregam potássio, mineral aclamado por também auxiliar no controle da pressão arterial. Segundo Denise, os flavonóides são semelhantes as vitaminas e exercem ação antioxidante, diminuindo a agregação das plaquetas e a formação de trombos. “O consumo regular de frutas cítricas colabora para diminuir o colesterol ruim, o LDL, e os triglicerídeos. Com isso, podem prevenir infartos e acidentes vasculares cerebrais”, ressalta.

Vale consumir uma variedade de cítricos para que se tenha benefícios diferentes e complementares. Dentre eles, estão, principalmente a bergamota, limão, laranja e lima. Denise relembra que além de todos os benefícios, a parte branca que recobre a polpa da bergamota, por exemplo, é rica em pectina, um tipo fibroso capaz de regular as taxas de colesterol e de ajudar no funcionamento do intestino.

Consuma frutas da época
As vantagens de consumir frutas da época são inúmeras. Denise aponta que, além de serem mais baratos, em função da maior oferta no período, os alimentos da safra também apresentam melhor qualidade nutricional, pois utilizam de menos agrotóxicos para garantir a sobrevivência do produto. “Assim, o alimento da safra possui todas as condições climáticas e de solo ao seu favor”, acrescenta. Mas, vale lembrar que graças ao desenvolvimento da agricultura e suas técnicas, os alimentos podem ser obtidos em quase todas as Estações do ano. “É importante alertar que esses alimentos, quando cultivados fora de época, apresentam menor qualidade, mesmo com boa aparência, além do preço, que fica mais elevado”, conclui a nutricionista.

Não há dúvidas de que os alimentos da safra são mais saborosos. Quando a fruta é cultivada em sua época natural, ela acaba aproveitando melhor o solo e o clima que ele mais se adapta, o que reflete diretamente no sabor. “Se é cultivado em um ambiente artificial para ele, as intervenções feitas pelos produtores afetará o sabor. Cada vegetal tem um período ideal quanto às condições do clima, o que permite que se desenvolvam com mais aroma e sabor”, salienta.

Além de mais gostosos, os alimentos da época são mais nutritivos. Denise explica que eles contêm mais vitaminas e minerais, devido ao melhor aproveitamento das plantas do clima e do solo natural. “Se as condições forem ideais para o desenvolvimento da planta, ela absorve nutrientes do solo em maior quantidade e qualidade.”

Apesar de que devemos priorizar o consumo sempre na forma mais natural, com o bagaço, para aumentar a oferta de fibras, ainda é possível consumir os cítricos em forma de suco. Na região, a alta produção de citros possibilita que tenhamos uma grande variedade de frutas. Conheça, ao lado, algumas das bergamotas produzidas por aqui:

Principais bergamotas e suas características
Caí
Colheita no final de abril e início de maio – Não apresenta nenhuma acidez. Tem tamanho médio, casca lisa e sua cor é laranja amarelada. Tem alto teor de óleos essenciais.

Pareci
Colheita em junho e início de julho – Apresenta tamanho pequeno a médio. Tem a colheita mais rápida, porque fica menos tempo no pé. Apresenta aroma forte na casca, que é fina. Tem alto teor de óleos essenciais. Muito parecida com a bergamota montenegrina.

Ponkan
Colheita a partir de maio – Tem tamanho grande e é uma das preferidas por ser pouco ácida e bastante adocicada. Tem a casca grossa, bem alaranjada, solta e com aroma forte característico. Os gomos se separam facilmente. Tem médio teor de óleos essenciais.

Montenegrina
Colheita em outubro e início de novembro – Tem tamanho de pequeno a médio e casca fina e resistente. Apresenta uma cor muito laranja. É a principal produzida na região do Vale do Caí e a mais cara, por ser mais tardia. A mais saborosa, suculenta e crocante. Tem um equilíbrio maior entre os açúcares e a acidez dentre todas as citadas. Tem alto teor de óleos essenciais.

Últimas Notícias

Destaques