Após o forte vendaval que flagelou o Vale do Caí no domingo, aos poucos a vida volta ao normal. Mas as soluções tardias não amenizam o sofrimento de quem hoje completa cinco dias no escuro. No interior, onde dependem de poços artesianos, os motores desligado agravam o martírio. Na tarde de quinta-feira, o Ibiá encontrou uma equipe da RGE Sul finalizando a troca de postes em Serra Velha e Bom Jardim Baixo.
Nesta segunda comunidade, quem descreveu a situação foi a agricultora Ieda Mattos, de 53 anos. “Nossa sorte é que temos gerador”, comentou. O equipamento permite ligar o tampo e resfriar 350 litros de leite. Mas, devido ao preço do diesel, não fica o dia todo ligado.
Ieda lembra que é impossível carregar os telefones, o que colocou a vizinhança “fora do mundo”. Melhor que o industriário Jorge Diego de Oliveira, 44, ainda tinha bateria no celular e pode enviar fotos que revelam a deterrioração dos postes de madeira, que têm quase 50 anos.
Ele trabalha em uma serraria no Catupi, onde a energia é fornecida pela Certaja e os moradores ficaram só duas horas sem luz. “Serra Velha sempre é o último lugar onde vão religar”. A água era pega de galões no vizinho, e para os animais o filho de 14 anos trazia de uma sanga usando carrinho de mão.
Concessionária se manifesta
A RGE Sul lançou nota informando que estão sendo atendidos casos pontuais nas áreas atingidas pelo temporal. Esse trabalho de reconstrução das redes estaria mobilizando todo o contingente de técnicos, eletricistas e pessoal de suporte, visando restabelecer a energia a todos de forma segura. A distribuidora obedecem a critérios técnicos para efetuar os atendimentos na seguinte ordem: ocorrências de perigo, serviços essenciais (hospitais, trânsito, bombeiros, polícia), atendimentos que normalizem o fornecimento a grandes volumes de clientes e atendimentos individuais. Contato pode ser via mensagem de SMS, enviando seu código de cliente para 28410.