Fogo simbólico da Pátria chega no dia 15

CHAMA será recebida no Palácio Rio Branco. Professora Vera Zanchet será homenageada

A Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec)/Departamento de Cultura, já está organizando as comemorações da Semana da Pátria. Ainda no mês de agosto a chama da Pátria passará pela cidade. No dia 15, às 8h30, a 85ª Corrida do Fogo Simbólico estará em Montenegro para o início da celebração.

A chama, trazida pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, será recebida em um ato solene em frente ao Palácio Rio Branco. Neste ano, haverá distinção para a professora e ex-secretária de Educação Vera Rübenich Zanchet, que será a homenageada da Semana da Pátria no município. Ela foi convidada no final da tarde da última quinta-feira, 4, com uma apresentação do Grupo Vocal Casa da Voz em frente a sua residência.

Neste ano, o tema municipal será os 100 anos do Palácio Rio Branco de Montenegro. Além disso, ocorrerá também o tradicional Desfile de 7 de Setembro, que não acontece desde 2019, devido à pandemia da Covid-19. A organização com as escolas e as entidades que vão desfilar já está sendo realizada pela Smec. O cronograma com horários e ordem do desfile serão informados mais próximo do evento.

De acordo com a diretora de Cultura, Mara Ribeiro, a Semana da Pátria terá um clima especial neste ano, tendo em vista que é a primeira vez, após a pandemia, que o desfile poderá ser realizado novamente. Além disso, marca os 200 anos da Independência. “A expectativa é que seja um ato de amor ao país e de comemoração pelas nossas homenagens locais”, enfatiza.

Mara também destacou a relevância da homenageada deste ano. “É uma mulher que prestou serviços importantíssimos para a nossa cidade”, explica. “Vera é uma referência na Educação de Montenegro. Um ícone”, complementa, ao lembrar que a homenageada foi, inclusive, presidente do Conselho Estadual de Educação.

Últimas Notícias

Destaques