Focado na reciclagem do plástico, Ateliê Criativo tem início em Triunfo

Com o intuito de capacitar jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico, o curso Ateliê Criativo teve sua primeira aula realizada nessa segunda-feira, 24, no antigo Senai, que fica localizado no centro de Triunfo. O projeto, promovido pela Braskem e pela Quest/Zeppeiin, é destinado a alunos entre 16 e 21 anos de idade, da região de Triunfo. Com duas aulas por semana, o curso terá carga horária de 192 horas e duração de cinco meses.

Nas atividades, os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo, em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, máquina de compressão e fresadora.
Após o período das oficinas, os alunos apresentarão individualmente um trabalho de conclusão que avaliará seu aprendizado. O jovem Murilo Migotto, de 16 anos, é um dos participantes do projeto. “Me inscrevi por indicação da minha namorada Manuela, que está fazendo o curso junto comigo. Decidi participar para poder aprender mais sobre a reciclagem”, relata.

“Busco fazer várias coisas no dia a dia para preservar o meio ambiente, principalmente separar os resíduos plásticos, cuidando para não poluir o meio ambiente. Sempre incentivo amigos e familiares a cuidar disso também”, acrescenta Murilo.

Representante da Braskem, Jeferson Conceição destaca que o curso terá benefícios já em curto prazo. “Um dos benefícios é a imediata destinação do plástico, que poderia ir para qualquer outro lugar que não o correto, no caso a reciclagem. O plástico arrecadado para a realização das aulas vem de outro projeto da Braskem. Logo de largada, já conseguiremos atender a um dos problemas que temos no meio ambiente, que é a poluição e o descarte irregular de lixo”, frisa.

Em relação à faixa etária dos alunos do projeto, Jeferson explica que, nessa idade, os jovens já estão pensando em seu futuro profissional. “A intenção do Ateliê Criativo também é oportunidade que esses jovens criem e tenham seus próprios negócios dentro do tema da reciclagem, caso eles queiram isso”, declara.

“Quando você transmite os conceitos da economia circular e da reciclagem na vida das pessoas, é importante que a sustentabilidade que esperamos nos negócios, já vá se desenvolvendo. Quando você traz para o jovem, na sala de aula, que o negócio dele pode ser bem sucedido em termos de sustentabilidade, para nós é um ganho muito grande”, complementa.

O representante da Braskem considera o curso como uma “ação upgrade”, a fim de sensibilizar a população para o consumo responsável e para o descarte adequado do resíduo plástico no dia a dia. “O Ateliê Criativo atende o que não é tão acessível na mente das pessoas, de como a reciclagem opera, quais são as etapas da reciclagem… Então, o projeto ensina, além do conceito, a prática. Os alunos vão manusear equipamentos que são utilizados na reciclagem”, completa Jeferson.

Últimas Notícias

Destaques