Flávio Patrício Vargas é o patrono da Feira do Livro 2017

Além dele, Lylian Ruth Schoellkopf (in memorian) será homenageada dessa edição da Feira do Livro de Montenegro

Na tarde de hoje, foram divulgados os nomes do patrono e da homenageada da 15ª Feira do Livro de Montenegro e 10ª do Vale do Caí, programada para 21 a 25 de novembro. O tradicionalista Flávio Patrício Vargas, de 76 anos, foi convidado a ser patrono e a homenageada será Lylian Ruth Schoellkopf, já falecida. Na solenidade, ela foi representada pela filha Suzana Schoellkopf. A oficialização aconteceu no gabinete do prefeito Aldana e contou com a presença dos representantes do Sesc, da Biblioteca Pública e escritores, entre outros convidados.

Aldana enfatiza a importância de uma comissão organizadora perceber o quão fundamental os selecionados são para a comunidade montenegrina, e não o prefeito. “Seu Flávio e a professora Lylian ajudaram a construir a história de Montenegro, a partir do que eles viram de mais belo”, ressalta. “Nada mais justo do que serem lembrados num evento tão importante para o Município”, acrescenta. Vargas, por sua vez, agradeceu o convite e salientou estar orgulhoso pela lembrança. “Eu sou montenegrino em todas as circunstâncias. E se mil vidas eu tiver e puder escolher minha origem, serei de Montenegro também”, frisou.

Suzana Schoellkopf chorou ao recordar momentos de sua mãe e ao agradecer por ter sido escolhida para representá-la. “Fico feliz em saber que ela ainda está na memória e eu, que convivi cotidianamente, sei o quão significativo seria para ela”, frisou.

CARLOS Eduardo Müller (vice-prefeito), Oscar Bessi Filho (ex-patrono), Flávio Patrício Vargas, prefeito Aldana e Suzana Schoellkopf

Biografias
Flávio Patrício Vargas nasceu no dia 22 de junho de 1940, em Montenegro. É compositor, poeta e pajador. Fundador e participante de grandes entidades tradicionalistas, como CTG Estância de Montenegro e CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo. Coordenador da 16ª Região Tradicionalista de Camaquã. Declamador e campeão estadual do Rodeio de Vacaria em 1984, Vargas é formado no curso de Danças Folclóricas Tradicionalistas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 1983. Foi Patrono da 3ª Feira do Livro e Mostra Literária da Escola Estadual Coronel Álvaro de Moraes, em 2008, além de ser reconhecido como estudioso e pesquisador da história rio-grandense.

A montenegrina Lylian Ruth Schoellkopf nasceu em 25 de outubro de 1936, foi esposa de Hary Jorge Schoellkopf e teve três filhos. Lecionou no antigo Colégio Jacob Renner. Ex-moradora da cidade de Tapera, atuou como professora no Grupo Escolar Barão de Caçapava. Ao retornar para Montenegro, trabalhou no Grupo Escolar Coronel Álvaro de Moraes em sala de aula e na Biblioteca, como contadora de histórias e organizadora de seu funcionamento. Também foi diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira durante 12 anos e nove meses. Faleceu em 2012, vítima da doença de Alzheimer.

Últimas Notícias

Destaques