Flag football: praticantes apresentam um novo esporte aos montenegrinos

Treino aberto ocorre às 15h de sábado, dia 7, no Parque Centenário

Quem tiver interesse em conhecer – e praticar – um novo esporte terá uma ótima oportunidade no sábado, dia 7. A partir das 15h, na área campeira do Parque Centenário, a professora Gabriela Kuhn Dias e o educador físico Pedro Cavalheiro estarão apresentando o flag football aos montenegrinos. O treino aberto será recreativo e com uma pequena iniciação ao esporte. Pode participar da atividade qualquer pessoa acima dos 16 anos. Será obrigatório o uso de máscara.

A modalidade, como explica Gabriela, é derivada do futebol americano. O esporte foi criado por militares dos Estados Unidos da América (EUA) no início da década de 1940. Eles queriam jogar futebol americano nas horas vagas, mas não queriam usar o tackle – quando o jogador com a posse de bola é derrubado ao chão pelo marcador – para não se machucarem. Assim, tiveram a ideia de usar fitas – flags em inglês – para simbolizarem esse lance.

“As regras básicas do flag football são similares às do jogo tradicional, mas em vez de derrubar o jogador com a posse da bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita para parar a jogada”, explica Gabriela. Segundo ela, resumidamente, o jogo tem por objetivo que uma equipe leve a bola até a área do adversário para obter a pontuação. Cada time tem cinco jogadores e a partida tem dois tempos de 20 minutos.

Conforme Gabriela, Pedro, que é seu marido e praticava o esporte em Porto Alegre, será o treinador responsável pela parte física e tática dos treinos enquanto que ela cuidará mais da parte administrativa e pedagógica. O objetivo dos dois é montar uma equipe, que já tem até nome: Montenegro Stone Giants.

A professora revela que a ideia é conseguir atletas suficientes para formar uma equipe completa e, com isso, realizar treinos com maiores periodicidade. “Queremos levar a equipe para campeonatos regionais e nacionais, onde haverá tanto a modalidade mista como separada (masculino e feminino)”, reforça Gabriela.

Objetivo dos organizados do treino aberto é angariar novos praticantes para a modalidade. Foto: Arquivo Pessoal

Últimas Notícias

Destaques