Fiscalização é fundamental para a segurança no transporte escolar

Com o início do ano letivo, a preocupação dos pais em relação ao transporte escolar para seus filhos ganha destaque. Nesse cenário, a segurança dos veículos e a qualificação dos profissionais responsáveis tornam-se prioridade. Paulo Reinaldo Tempass Júnior, diretor do Departamento de Transporte e Trânsito de Montenegro (DTT), assegura que o Município está atento às regras necessárias para garantir que os veículos em circulação atendam plenamente às normativas.

As condições estabelecidas para as entidades que oferecem esse serviço incluem estar legalmente constituídas junto à prefeitura de Montenegro, seja como empresa ou autônomo. Já os veículos devem possuir no máximo 20 anos de idade, placa de aluguel registrada em Montenegro, realizar vistoria mecânica, além de possuir autorização do DETRAN semestral e distintivo escolar. Os condutores devem apresentar prontuário de infrações, atestado de antecedentes, alvará de folha corrida, Carteira Nacional de Habilitação categoria D, autorização de exercício de atividade remunerada e comprovante de participação em curso para transporte de escolares.

Paulo Reinaldo Tempass Júnior, diretor do DTT

O DTT realiza a fiscalização de 35 veículos de transporte escolar, que atualmente atuam no Município, os quais passam por vistoria mecânica e do IMETRO. Os laudos são apresentados no início do ano letivo, com validade garantida mediante carimbo de um técnico. “No momento em que eles nos entregam a documentação, entregamos um selo adesivo que é colocado no para-brisa do veículo. Esse selo evidencia que o veículo foi devidamente vistoriado”, explica Tempass.

A segurança no transporte escolar é uma responsabilidade compartilhada, e os pais são orientados a verificar toda a documentação do condutor antes de contratar o serviço. O diretor do DTT ressalta que, atualmente, os veículos que operam em Montenegro estão em conformidade com as regulamentações.

Em casos de problemas mecânicos ao longo do ano letivo, os proprietários procuram providenciar um veículo reserva ou indicam colegas que prestam o mesmo serviço. A fiscalização, aliada ao comprometimento dos prestadores de serviço, contribui para garantir a segurança no transporte escolar em Montenegro.

Últimas Notícias

Destaques