Um bar que deveria receber no máximo 30 pessoas foi flagrado pela Brigada Militar atendendo a cerca de 70 clientes. O fato ocorreu na madrugada deste sábado, 20, em Harmonia.
A polícia chegou ao local por meio de denúncias. Todos os presentes tiveram de se identificar aos policiais, e posteriormente foram liberados para retornarem às suas casas. Foi feito um Termo Circunstanciado e os envolvidos deverão comparecer a uma audiência para prestar esclarecimentos.
O caso poderá ser enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que trata sobre infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. As penas podem ser de multa e também detenção, de um mês a um ano.
No final de semana passado outros casos de aglomerações foram constatados na região. Um deles ocorreu em Maratá. No sábado, 13. o setor de fiscalização da Prefeitura de Maratá atendeu uma denúncia sobre a realização de um jogo de bocha e aglomeração em um bar, o que não é permitido conforme os decretos municipal e estadual.
Em parceria com a Brigada Militar, a fiscalização foi até o local relatado pelo autor da denúncia, mas os clientes já haviam se dispersado. No entanto, foi lavrado um termo no qual o proprietário do estabelecimento se comprometeu a não repetir a ocorrência.
Já no domingo, 14, ocorreu uma ronda em diversos estabelecimentos, no Centro e no interior. A Prefeitura de Maratá informa que neste final de semana serão feitas novas rondas. Além disso, qualquer desrespeito aos decretos e protocolos de prevenção da Covid-19, tais como aglomerações, práticas esportivas, descumprimento do uso de máscaras e estabelecimentos que não estão atendendo aos protocolos instituídos poderão ser denunciados. O número disponibilizado pelo setor de fiscalização para denúncias é o 51 998 002 124, que atende ligações e WhatsApp.