Com versões entre R$ 46.800,00 e R$ 70.600,00, o Argo finalmente foi lançado, na última terça-feira. São ao todo sete versões considerando as opções de motor, acabamento e câmbio. Audaciosa, a Fiat afirma que buscará retomar com ele o posto de carro mais vendido do Brasil, deixando para trás o líder, GM Onix, e o vice, Hyundai HB20. A empresa resume o novo hatch em seis palavras: estilo, tecnologia, conforto, performance, esportividade e segurança. “Com design de alma italiana, ele traz o equilíbrio nas proporções, a elegância nos detalhes e a esportividade tão desejada em um hatch”, diz a empresa, cujo marketing associa o lançamento ao conceito de um carro premium.
Motores e caixas são os mesmos de outros modelos da marca. A plataforma, contudo, é realmente fruto de um novo projeto. Denominada MP1, ela foi concebida de forma a privilegiar dirigibilidade, conforto e segurança. Diretor de branding da empresa, Carlos Eugênio Dutra garante que este tipo de estrutura traz resistência quando acontece um choque. “É um carro para durar muitos anos”, enfatiza. Até agora, porém, a Fiat não disse o que espera do Argo nos testes de segurança. Teremos que esperar para saber como será o desempenho dele nas colisões ensaiadas em laboratório.
Ao que tudo indica, a novidade da montadora italiana apresenta interior com potencial para agradar aos consumidores brasileiros, que adoram design e conectividade. O painel sugere amplitude e beleza através de sua composição em três níveis, com elementos envolventes. O sistema multimídia de sete polegadas, “de aspecto flutuante”, chama a atenção logo de cara, pois se ergue alto no centro do painel como se fosse um tablet. As áreas funcionais, como botões, climatização e saídas de ar, têm desenho despojado.
A Fiat ressalta também o espaço interno e promete ser “imbatível em habitabilidade dianteira e traseira”. Não falta espaço para cabeça, joelhos e cotovelos — inclusive para os ocupantes do banco traseiro. O hatch conta com bancos que acomodam de forma envolvente e confortável os ocupantes, sem truques para garantir espaço interno generoso. O banco do motorista tem ajuste de altura, enquanto o volante, conforme a versão, possui regulagens de altura e profundidade.
Multimídia: um atrativo à parte
A central multimídia traz tela de alta definição. Os comandos são acessados de forma rápida e intuitiva. Os comandos são por botões, toques ou voz. Quer curtir uma música? Diga o nome de uma da sua playlist que o carro toca para você. Outro atrativo em tecnologia é o quadro de instrumentos, que aplica alta definição de imagens. O display de 3,5 polegadas tem configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista. Nas versões 1.8 (Precision e HGT), ela tem o dobro do tamanho (sete polegadas). Independentemente do tipo de tela, o computador de bordo é de série em todas as versões, com informações e controles detalhados do carro e da forma de condução.
No que se refere à motorização, a Fiat aplica o Firefly 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros (usados no Uno e no Mobi, por exemplo), além do E.torQ 1.8 Evo de 139 cv (equipa o Renegade e a Toro). Também são três opções de transmissão (manual, automático e automatizado) e três configurações de acabamento: Drive, Precision e HGT.
Preços e versões
Argo 1.0 Drive manual: R$ 46.800,00
Argo 1.3 Drive manual: R$ 53.900,00
Argo 1.3 Drive automatizado: R$ 58.900,00
Argo 1.8 Precision manual: R$ 61.800,00
Argo 1.8 Precision automático: R$ 67.800,00
Argo 1.8 HGT manual: R$ 64.600,00
Argo 1.8 HGT automático: R$ 70.600,00
Argo 1.8 Opening Edition Mopar (limitado a 1.000 unidades): R$ 75.200,00