Festival de Coros reuniu muitos talentos

O Festival de Coros de Brochier realizado no domingo, dia 27, chegou a sua 19ª edição, revelando uma forte veia cultura da cidade, assim como da região. Formados por adultos, crianças e adolescentes, estiveram reunidos seis grupos de canto, todos com talento e performances que elevaram a qualidade do evento promovido pela Prefeitura.

A diretora de Cultura, Cristiane Maria Scherer assinalou que o Festival é uma ferramenta para manutenção desta tradição trazida pelos imigrantes alemães há quase 200 anos. Esta manifestação cultural ainda é tão forte que Brochier tem hoje 12 corais, sendo apenas dois da iniciativa pública – Coral Municipal (adultos) e Coro infantojuvenil Vida Encanto -, sendo os demais ligados a sociedades de canto cultural, Igrejas e Oase de comunidades rurais.

XIX Festival de Coros de Brochier - 2023 - regente Carmo José Gregory - Coral de Vera Cruz
Carmo José Gregory, regente do Coral Municipal de Vera Cruz, é uma referência nacional que abrilhanta o Festival

Um parceiro destes 19 anos tem sido o Coral Municipal de Vera Cruz, que, além dos talentos coletivos e individuais, traz à sua frente um ícone cultural brasileiro. O regente Carmo José Gregory está prestes a completar 79 anos, dos quais mais 60 dedicou à arte, sobretudo de corais e orquestras. Ele contou ao Ibiá que sua trajetória começou no Colégio Marista da PUC de Porto Alegre, onde as disciplinas de música eram obrigatórias.

“O próprio currículo escolar tinha aulas, como de harmonia, de canto, e tudo que se tinha direito”, recordou. Com o interesse desperto, o menino prodígio já revela qual seria sua trajetória dentro deste vasto mundo da música. “Com 14 anos eu era organista do coral da Escola Marista. Aos 16 me tornei regente do coral”, revela. Com problema de saúde na família, o jovem Gregory optou por ser professor de currículo assim que concluiu a Faculdade de Letras.

Referência nacional em arranjos musicais

Mas não tardou para seguir sua vocação, acumulando hoje cerca de 4.000 arranjos musicais em partitura para corais e orquestras por todo o Brasil, a maioria compostos em seu próprio estúdio. O regente e compositor ainda traz o legado de fundar corais pelo Rio Grande do Sul, especialmente aqueles formados por jovens.

Questionado a respeito dos benefícios que estar em um coral traz, Carmo Gregório defendeu de forma veemente que este instrumento seja adotado, espcialmente nas escolas. “O cai coral tem muitas vantagens para criança pra sua vida futura; como disciplina, convivência ai com colegas, obediência a regras, harmonia, coleguismo”, enumerou. O artista enfatizou que esta convivência coloca pessoas diferentes, com idéias adversas, em um trabalho coletivo, criando assim compreensão e disposição ao debate.

Brochier valoriza o canto coral jovem

O mestre teve a concordância do regente dos corais municipais de Brochier, Adriano Roberto Krahl. Hoje são 26 crianças no Coro Vida Encanto, todos selecionados na comunidade escolar, sendo que o regente administra também como uma forma de enriquecer a bagagem cultural.

Em Brochier o canto coral é estimulado entre as crianças, também forma de formar cidadãos

“Para eles não conhecerem apenas as músicas do Tik Tok”, observou. Krahl concorda que no canto coral as meninas e meninos tem contato com elementos para sua formação cidadã, como disciplina, concentração, trabalho em equipe; os quais o professor defende que podem ser adquiridos ainda com outras expressões artísticas, do Tradicionalismo, do Esporte.

Estivem ainda no XIX Festival de Coros de Brochier o Coro Cantares – adulto e jovem – de Dois Irmãos; e Vocal Phoenix de São Leopoldo.

Últimas Notícias

Destaques