Festejos de Nossa Senhora dos Navegantes continuam neste domingo

Passava das dez horas da manhã deste domingo, dia 3, quando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chegou à capela da localidade de Porto dos Pereiras, em Montenegro. Uns de carro, outros de bicicleta e alguns até a pé, fiéis vinham acompanhando a imagem, em procissão, desde sua saída da Catedral São João Batista, no Centro, passando pelo Cais do Porto das Laranjeiras até chegar ao destino final. Todo o trajeto, de cerca de seis quilômetros, foi marcado por cantos, orações e agradecimentos.

Procissão saiu da Catedral São João Batista, foi até o Cais e, após, dirigiu-se ao Porto dos Pereiras

Os festejos, que iniciaram no sábado, dia 2, são tradição há mais de um século na comunidade, ocorrendo sempre no primeiro final de semana de fevereiro. Porto dos Pereiras nasceu às voltas de um porto, onde se carregavam embarcações com frutas e verduras cultivadas ali e que eram levadas à Porto Alegre. Justamente por ser, em essência, uma comunidade de navegantes que a fé na santa celebrada hoje se enraizou na localidade. Hoje, mesmo já sem o porto, todos os moradores se unem para realizar o evento anual que, além da procissão, prevê um almoço e shows na parte da tarde deste domingo.

NESTA IMAGEM, de 1971, uma das edições da procissão quando ela ainda ocorria pelo Rio. FOTO: ACERVO DO MUSEU MUNICIPAL

Pároco da Catedral São João Batista, padre Diego Knecht esteve liderando a procissão durante a manhã. Ele explica que as festividades de Navegantes datam da época das grandes navegações saídas de Portugal e Espanha, quando muitos navios carregavam imagens da santa para guardar seu caminho no mar. Hoje, mesmo quem não vive das águas tem fé nela, pois Nossa Senhora carrega um significado ainda mais especial. “Navegantes virou um modelo de inspiração da comunidade, pois é uma santa que nos guia pelos mares da vida”, destaca o padre.

Carla fez o trajeto a pé

E foi por essa orientação que a jovem estudante Carla Oliveira, de 23 anos percorreu todo o trajeto a pé, mesmo abaixo da chuva que marcou o início do domingo. “Fiz em agradecimento. Pelo ano que passou e pelas dificuldades que tive no meu trabalho e na minha vida pessoal”, contou. Apesar de molhada – a chuva já se misturava com o suor pela caminhada – Carla estampava um sorriso no rosto enquanto subia as escadas da capela de Porto dos Pereiras acompanhando a imagem à que foi agradecer.

CONFIRA NOSSA GALERIA DE FOTOS COM OS PRINCIPAIS MOMENTOS DESTA MANHÃ

Últimas Notícias

Destaques