Festa para Dedicar a Catedral de Montenegro

A noite deste domingo, dia 22, foi marcada por devoção à Casa de Deus que Acolhe Filhos de 30 paróquias dos 32 municípios da região. A Missa solene de Dedicação da Catedral São João Batista, da Diocese de Montenegro, é um ritual da Igreja Católica que consiste numa apresentação e benção de imóvel, móvel ou espaço litúrgico para o culto a Deus. A comunidade também recebe este espaço de Fé, agora com elementos sacros que remetem a reflexão e ao encontro com o Pai.

Missa de Dedicação da Catedral São João Batista - Montenegro - Rio Grande do Sul - 2023
Catedral foi reformada e recebeu arte sacra no altar, arcos e nave central

Toda a missa solene foi presidida pelo bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo, com a presença de todo o clero diocesano, além do Bispo Emérito Dom Paulo Antônio De Conto. Também esteve presente o bispo Dom José Clemente Weber, responsável por iniciar o processo de criação da Diocese, quando era Vigário Episcopal do Vicariato de Montenegro. Foi no dia 2 de julho de 2008 que o Papa Bento XVI
anunciou, oficialmente, a criação da Diocese de Montenegro, sendo que a celebração deste domingo também foi pelo aniversário de 15 anos. Sua instalação ocorreu em 06 de setembro daquele ano, com a elevação da igreja matriz São João Batista à condição de Catedral.

Missa de Dedicação da Catedral São João Batista - Montenegro - Rio Grande do Sul - 2023
Ritual Sacro consistiu ainda na Benção as Paredes da Catedral

O ritual teve momentos específicos, e incluiu a entronização da relíquia de São João Paulo II, Santo lembrado neste dia 22 de outubro. A Relíquia, composta por uma gota de sangue do Papa João Paulo II, se encontrava na Capela da Ressurreição, dentro da Catedral Diocesana.

Na cerimônia, Dom Rômulo apontou que naquele momento não somente a Catedral estava sendo Dedicada a Deus, mas também os fiéis eram dedicados. “Na igreja a gente deve contemplar a nossa esperança; aquilo que a gente crê! Nós cremos no Cristo Ressuscitado, por isso tudo fala da vida e da ressurreição”, declarou ao Ibiá, referindo-se ao benefício da arte sacra no entorno. Ele fez ainda referência a todos que ao longo dos anos se dedicaram à Diocese e à Catedral.

Artista relata detalhes de sua obra

Missa de Dedicação da Catedral São João Batista - Montenegro - Rio Grande do Sul - 2023
Artista Cristtiano Fabris falou à Comunidade sobre suas inspirações

Essa é uma obra do arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris, contato em 2010, dois anos após a elevação à Catedral com a criação da Diocese. “Temos aqui uma tela em branco que precisa ser decorada”, recorda ter pensado na época, sendo que criou a arte no papel e também pintou nas paredes do templo, sobretudo a parte do altar. Sua preocupação foi respeitar o estilo Neo-românico empregado na Catedral, em projeto assinado por Benedito Calixto Neto, engenheiro que, entre outros prédios sacros pelo Brasil, concebeu a Basílica Nacional de Aparecida.

Simbologia espiritual

Missa de Dedicação da Catedral São João Batista - Montenegro - Rio Grande do Sul - 2023
Simbolismo. Corredor representa o caminho do Cristão, guiado pela retidão da Religião

Entre os símbolos que agregou, na abóboda acima do altar está o Cristo Pantocrator, ou Cristo Rei, comandando o universo a partir do trono celestial. Está cercado por quatro seres “tetramorfos” que representam os quatro profetas, além da presença do Cordeiro de Deus e do Espírito Santo. Ao seu lado, os dois principais intercessores do Cristianismo, a Virgem Maria e São João Batista, padroeiro da Diocese e de Montenegro. Essa é uma visão que São João descreveu no Livro Bíblico do Apocalipse.

Em torno do altar estão os 12 apóstolos, em conjuntos de dois, tal qual foram chamados por Jesus. Fabris explica que estão presentes onde os Padres fazem a pregação litúrgica, sendo estes os apóstolos do presente. Ao longo da “nave central” surgem folhas de Palmas adornando os arcos, as mesmas usadas na recepção de Cristo em Jerusalém antes da Páscoa; que coadunam com folhas de Acanto, planta de desde a época Romana era conhecida como imortal. Ambas representam ressurreição, vitória e vida eterna de Cristo.

Pequenos detalhes com mensagem

Missa de Dedicação da Catedral São João Batista - Montenegro - Rio Grande do Sul - 2023
Riqueza de detalhesm desde o alta até os arcos da Nave

Também no piso há simbolismo no corredor, onde linhas curvas que se cruzam representam o caminho do cristão. “Que não é perfeito, é um caminho feito de toda irregularidade, de desvio; mas que devemos que procurar sempre a conduta reta que nos é passada por cristo”, explica, apontando as linhas pretas e retas que formam uma cruz e lavam ao altar.

O arquiteto explica que a arte sacra está muito além de embelezamento. Nela há Catecismo, que ao ser vista e compreendida pelo Cristão, remetera-o à Espiritualidade, ao encontro com o “mistério”. “E no momento que ele tiver este encontro, que conseguir entender e ler esta simbologia, ele terá um encontro com Deus”, explica. Veja galeria de fotos.

Últimas Notícias

Destaques