Povo. Evento busca recursos para melhorar a estrutura da Comunidade Luterana
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Campo do Meio, interior de Montenegro, retomou domingo, dia 24, a Festa do Imigrante. Há dois anos o encontro não acontecia devido à pandemia, o que trouxe uma ar afetuoso de reencontrar todos bem. A homenagem é aos colonizadores lembrados no 25 de julho (segunda-feira), Dia da Imigração Alemã no Brasil, que neste ano completou 198 anos.
Seguindo a tradição, o dia começou com louvor, em culto na Igreja da localidade. Em seguida, a Orquestra La Montanara puxou o cortejo até o ginásio da Comunidade, onde ao meio-dia foram servidos 700 almoços. O cardápio também seguiu a herança ‘gaúcha germânica’, com churrasco de carne de boi e de porco; galinhada; bolinho de aipim; saladas e cuca doce.
Rosani Wadenphul, integrante da diretoria, esteve ao lado de mais de 30 moradoras, em uma jornada gastronômica que começou na sexta-feira. No domingo os fogões foram acesos as 5 horas. “É um trabalho voluntário para ajudar nossa Comunidade”, explica, observando a importância social da entidade. Mas também confessou que é uma diversão para as senhoras, que conversam e dão risada.
Outro integrante da diretoria, Evandro Adriano Pilger, também defendeu o valor que as comunidades têm aos moradores do interior. E as festas são a forma de arrecadar recursos para melhorias estruturais, como as recém concluídas reformas na igreja e no telhado do refeitório do ginásio. “E em 2023 a ideia é pegar forte na Festa da Bergamota Montenegrina”, antecipou.
Evento confirmado
– Dia 08 de outubro – sábado
“Festa flashback”: decoração temática, 4 cervejarias, DJ e show