Festa de São João Batista reúne fieis

A manhã chuvosa deste domingo, 24, não impediu os católicos de acordarem cedo para participar das celebrações em homenagem a São João Batista, o Padroeiro de Montenegro. Depois de diversas atividades realizadas ao longo deste mês, como a tradicional novena e a visita de “Joãozinho” – imagem de São João Batista – as comunidades da Paróquia, neste domingo, cerca de 600 pessoas participaram de um dos momentos mais aguardados pelos devotos do Santo. Na Catedral, de mesmo nome do apóstolo que batizou Jesus Cristo, o Bispo Dom Carlos Romulo ministrou a missa festiva. Após a celebração, houve uma procissão motorizada até o CTG Estância do Montenegro, local onde foi realizada a Festa de São João Batista.

Embaixo de garoa, a imagem de São João Batista foi conduzida em uma caminhonete seguida por cerca de 30 veículos. A procissão passou pelas ruas João Pessoa, Osvaldo Aranha e Bento Gonçalves até chegar ao CTG, onde já era aguardada por diversos paroquianos. Para o padre Diego Kiniest, não fosse à chuva, a participação do fieis poderia ter sido maior. Contudo, o resultado é satisfatório. Cerca de 500 convites para o almoço festivo foram vendidos antecipadamente, fora os cartões adquiridos na hora do evento.

O pároco lembra que a história do município está diretamente ligada ao Santo. Antes de ter a denominação de Montenegro, o local era chamado de São João do Montenegro. Além disso, possui um morro que também faz referencia ao aniversariante do dia 24 de junho. “Esse é o momento do Padroeiro, aquele que é um modelo de fé para os católicos. A cidade tem uma relação muito forte com São João. Para nós, comemorar esse momento significa muito”, comenta o padre.

A reportagem completa você acompanha na edição do Jornal Ibiá desta segunda-feira.

Últimas Notícias

Destaques