FeRural e FeUrbana mostram o valor de Montenegro
A Ferural e a FeUrbana tem como objetivo desafiar as 28 escolas da rede municipal de ensino a pensar projetos que promovam a valorização de Montenegro, através de ações que aproximem alunos e a comunidade escolar. O tema central do projeto é “Montenegro, território educativo”. Os trabalhos começaram no início do ano letivo e agora chegam à culminância com a realização da mostra que este ano acontece no Ginásio Esportivo da Comunidade Evangélica de Campo do Meio.
Em 2019, a FeRural chega a sua 23ª edição, já a FeUrbana é realizada pela 5ª vez. A mostra teve início nessa quinta-feira e segue até sábado, dia 1º. A abertura aconteceu na tarde de ontem, 29, com apresentações do coral da Escola Leila Pithan e das bandas marciais das escolas Adolfo Schüler e Walter Belian. Na sequência, o prefeito Carlos Eduardo Müller, o Kadu, e a secretária de Educação Rita Carneiro Fleck anunciaram a abertura oficial do evento.
Conforme a secretária de Educação, a FeRural e a FeUrbana passam por um processo de crescimento pedagógico contínuo. “Queremos a valorização do espaço ao qual a escola pertence. Em junho realizamos uma mostra da parte teórica e agora a encarramento, que também é o último evento coletivo das escolas este ano”, comenta Rita. Ela também destaca a aprovação do projeto de lei municipal que instituiu a FeRural e a FeUrbana. “Fica o compromisso para os próximos gestores. Acho difícil um prefeito revogar uma lei como essa”, observa ela.
A tecnologia a serviço do aprendizado
Os alunos Milene Lima e Rafael do Nascimento representaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Schüler. O trabalho “levou a escola” até o público. Um óculos de realidade virtual possibilita aos visitantes ver Montenegro como se estivessem na escola. O projeto “Adolfo em Movimento” tem como objetivo dar visibilidade ao bairro e promover sua valorização. “Já fizemos várias atividades ao longo do ano, inclusive o Viva Panorama, uma ação que visou aproximar comunidade e escola”, acrescenta a vice-diretora Patrícia Kerber.
A realização da pesquisa também envolveu o nome dado ao bairro. Os estudantes descobriram que a origem está ligada ao fato de ser um dos locais mais altos de Montenegro, o que possibilita uma visão panorâmica da cidade. Uma maquete também foi elaborada, dentro do projeto, para que os estudantes possam identificar a rua onde moram.
Pesquisa mostra a história do bairro Estação
Cada escola elege um trabalho e durante a mostra, grupos de alunos se revezam para participar da feira e contar aos visitantes sobre o que aprenderam. “Temos como foco o território educativo, ou seja, todo o entorno da escola aliado ao território de Montenegro. Além de pesquisar sobre assuntos que envolvem o local de ensino, e o bairro onde moram, as crianças são estimuladas a visitar espaços importantes no contexto do município”, explica Rita.
A Emei Emma Ramos de Moraes, do bairro Estação, reuniu os alunos para conhecer melhor a história do local. O trabalho se destaca pelo colorido e por uma miniatura de locomotiva que chama a atenção das crianças. A vice-diretora Tatiele Necher lembra que o bairro surgiu devido a estação de trem, que ainda existe no local. Além disso, surgiu a curiosidade sobre o nome das ruas. “Todas as ruas têm nomes de flores. Com a colaboração do vô de um dos alunos, descobrimos que a ideia de dar nome de flores aos logradouros partiu de um engenheiro”, conta. Segundo ela, o bairro foi projetado com o objetivo de atrair funcionários do Polo Petroquímico, na época, o engenheiro justificou que seria criado um padrão para facilitar a identificação das ruas.
O projeto conseguiu envolver desde os mais pequenos, crianças de quatro meses, até os maiores, alunos de até seis anos. “Foi muito legal fazer este trabalho. Fizemos passeios pelo bairro e eles reconheceram suas ruas. Também trabalhamos a questão do meio ambiente”, acrescenta a educadora.
Valorização ao meio rural na escola do Faxinal
Uma pesquisa realizada com 38 famílias dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Frederico Schubert, do Faxinal, revelou que 22 desse total trabalham com o cultivo de milho. O dado chamou a atenção dos pequenos e despertou a curiosidade sobre processos que envolvem desde o plantio até o produto final que chega a mesa do consumidor.
O projeto “Era uma vez um pé de milho” envolveu a comunidade escolar. As primas Valentine Posset e Raqueli Appel contaram com o apoio dos pais para confeccionar bonecos e espantalhos. “Eu aprendi a cultivar milho e receitas. Foi bem divertido”, avalia Valentine. Raqueli afirma que se divertiu com as atividades. “Meu pai, minha mãe e minha tia me ajudaram”, faz questão de dizer.
O apoio recebido da empresa John Deere foi valorizado pelos alunos da Escola Pedro Henrique Zimmermann, de Passo da Serra. As estudantes do 5º ano Taíssa da Costa e Brenda Arceno, contam que o projeto possibilitou a elas e aos colegas entender o que é feito na fábrica e a importância para a comunidade de Montenegro. Depois do trabalho, os alunos aguardam a possibilidade de visitar a John Deere.
Confira a programação para está sexta e sábado
Dia 30
Sexta – feira
8h às 12h – Visitação à feira
13h às 17h – Visitação e apresentação das bandas das escolas Pedro João Müller, José Pedro Steigleder, São Paulo e Cinco de Maio
17h30min – Café colonial (somente para quem comprou ingressos antecipados)
Dia 1º
Sábado “Dia da Família”
8h – Passeio ciclístico para pais e filhos, saída em frente a Loja Taqi. O trajeto será realizado por Alfama até Campo do Meio, com o apoio da Brigada Militar.
10h15min – Retorno do passeio ciclístico com destino ao ponto de partida
9h – Início dos jogos escolares:
Corrida de saco
Corrida do ovo
Corrida do pneu
Arremesso de lenha
Debulhar milho
Vaca parada
Chute a gol
Descascar laranja
*Inscrições para os jogos poderão ser feitas na hora
11h – Sorteio de uma bicicleta