Férias: o descanso e a diversão em qualquer lugar

Um pouco de disposição e criatividade pode ser a fórmula para aproveitar o período, mesmo ficando na cidade

As férias lembram viagem e, se forem no verão, a saída normalmente é associada ao litoral. Mas nem sempre é assim. Há quem passe todo ou a maior parte do período de descanso das aulas ou do trabalho sem sair da cidade. Isso, porém, não é sinônimo de tédio, pois mesmo em casa ou pelas ruas é possível sair da rotina e se divertir.

O servidor público municipal Adair José da Silva está aproveitando os últimos dias de férias, pois retorna ao trabalho nesta semana. Enquanto toma chimarrão na sombra das árvores na Praça dos Ferroviários, ele conta que passou a maior parte desse período em Montenegro, pois o descanso remunerado não coincidiu com as férias de sua esposa. “Fomos à praia só na virada do ano”, recorda.

Para sair da rotina e enfrentar o calor da estação na cidade, ele costuma ir à praça, além de aproveitar a piscina do Clube Riograndense. Na entidade, gosta também de jogar futebol. “Na Beira do Rio também é bom de ir”, acrescenta.

Adair acrescenta que seu filho, de oito anos, que está em férias escolares, passa a maior parte do tempo com o videogame, assistindo TV e eventualmente vai ao clube para usar a piscina e jogar futebol. “Às vezes, ele vem aqui na praça para andar de bicicleta”, complementa.

A babá Iara dos Santos acredita que terá férias em março, para coincidir com as da mãe da menina que ela cuida. Nesse período de férias escolares, Iara trabalha nos dois turnos, enquanto nos demais meses do ano, seu expediente é reduzido ao horário em que a garota não está na escola. Enquanto a menina se diverte no balanço da Praça dos Ferroviários, Iara antecipa como serão suas férias. “Em casa, lavando louça, lavando roupa”, diz ela sorrindo.

Em seguida, Iara observa, no entanto, que mesmo permanecendo em Montenegro, é possível mudar a rotina, descansar e se distrair. Durante as férias, seus planos incluem assistir mais os programas que gosta de ver na televisão e ir à praça com o marido e amigos para conversar e se distrair.

Gabriel concluiu o Ensino Médio há poucos dias e irá trabalhar em seguida

Para Gabriel Altair Cunha de Souza, as férias deste ano estão sendo diferentes, por marcarem uma mudança de etapa na vida. Aos 17 anos, ele concluiu o Ensino Médio e planeja ingressar em um curso superior de Economia no segundo semestre. Suas aulas terminaram na semana passada, pois ele estudava no Colégio Paulo Ribeiro Campos, o “Polivalente”, que teve o ano letivo prolongado devido à greve do magistério.

Gabriel teve poucos dias de férias, pois nesta semana muda para São Leopoldo, onde irá morar e trabalhar com seu pai, que atua na área administrativa de uma transportadora. Mesmo nas férias anteriores, Gabriel diz que viajava pouco, visitando seu avô, que mora em Minas Gerais. Para quem fica na cidade, ele sugere sair mais com os amigos, aproveitando que não há preocupação em acordar cedo ou com qualquer outro compromisso no dia seguinte.

Mais tempo para pais e filhos conviverem

Complexo da Estação da Cultura une lazer e conhecimento em meio ao verde e à arquitetura histórica do local. FOTO: ARQUIVO DO JORNAL IBIÁ

Dormir até mais tarde e reduzir o ritmo é uma forma de aproveitar o período para descansar, mas o tempo também favorece maior entrosamento entre pais e filhos. “Nas férias, é um bom momento para ter esse tempo e dedicação, para fazer e proporcionar experiências diferentes para os filhos. Dá um pouco de trabalho, mas é sempre prazeroso no final, pois serão essas experiências que irão marcar a vida do filho, assim como marcaram a dos pais”, comenta a coach familiar e especialista em psicologia e desenvolvimento humano, Valéria Ribeiro.

Ela dá algumas sugestões para evitar que as crianças fiquem somente em frente ao computador, tablet, celular ou videogame. Confira:
Para crianças
Uma tarde de pintura com os amigos: coloque bastante folhas no chão, coladas com fita adesiva, dê tinta, canetinha, lápis de cor, giz de cera e deixem eles pintarem o papel e a si próprios (lembrem de colocar uma roupa mais velha na criança) e, ao final, sirva um lanche da tarde para a turminha.
Piquenique: convide as mães dos amigos, juntamente com os filhos, para um piquenique em uma praça ou parque. Levem bola, jogo de tabuleiro, brinquem de pega-pega e outros jogos. Ao final, todos podem confraternizar com comes e bebes levados de casa.
Passeio de bicicleta: saia para andar de bicicleta com seu filho, vá explorar algum lugar novo (se imaginem cientistas e exploradores) – brinquem com eles, não tenha medo nem vergonha, deixe sua criança interior também se divertir um pouco.

Para adolescentes
Filmes: programe uma tarde de filme na sua casa. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer os amigos dos filhos. Faça pipoca e outras guloseimas.
Games: que tal um campeonato de game na sua casa? Ao invés de cada um ficar no quarto de suas casas, reúna-os e joguem juntos, pelo menos, estão tendo interação social.
Cinema: ir ao cinema assistir a um filme juntos também é uma boa opção, mas lembre-se que seja um filme que seu filho queira ver.
Prá cozinha: já pensou em cozinharem juntos? Você pode ensinar a ele como faz o prato favorito dele. Seja light neste momento, aproveite para conversar um pouco, descontraia, brinque. Esses momentos servem para você saber um pouco mais de seu filho, como anda a vida dele e sobre o que ele pensa.

Saiba Mais
– Em Montenegro, há várias praças no Centro e nos bairros que proporcionam locais para convivência entre vizinhos e amigos. A maioria tem brinquedos para as crianças.
– O Parque Centenário também é outra opção de passeio. No local, há a Biblioteca Pública, onde podem ser lidos e retirados livros, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.
– Caminhar ou tomar chimarrão no Cais do Porto das Laranjeiras é uma alternativa.
– O complexo da Estação da Cultura também proporciona horas de lazer e de conhecimento. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. Além da beleza arquitetônica, a Estação da Cultura tem ampla área de lazer, com brinquedos para crianças.
– No outro lado da rua Osvaldo Aranha, o Arquivo Histórico e o Museu Histórico proporcionam uma viagem no tempo através de seu amplo acervo.

Últimas Notícias

Destaques