Pontapé inicial. Três categorias visitam o Pinheiros neste final de semana
Fora do Campeonato Gaúcho da Noligafi nesta temporada, o Fera aposta todas as suas fichas no Campeonato Estadual Inovação, a Copa Serrana, única competição que a escola de futebol montenegrina vai disputar. A estreia dos meninos ocorre neste domingo, contra o Pinheiros Duttra, em Taquari. Nesta primeira rodada, as categorias sub-10, sub-12 e sub-14 entram em campo. No próximo final de semana, será a vez dos times sub-11, sub-13 e sub-15 do Fera enfrentarem o Pinheiros.
Na temporada passada, as equipes sub-12 e sub-14 do projeto montenegrino levantaram a taça do torneio. Defendendo o título, as duas categorias iniciam a competição com metas distintas, de acordo com seus treinadores. O técnico Eduardo Vercelhese, o Da Páscoa, que comanda a gurizada nascida em 2004, ressalta que a ideia principal é formar um grupo forte, visando a categoria juvenil. “Alguns meninos saíram, outros chegaram para nossa equipe. Queremos fazer uma base forte e focar na preparação para o juvenil. O resultado é consequência”, garante.
A retomada da equipe juvenil do Fera deve acontecer em 2019. No entanto, o planejamento já iniciou e Da Páscoa afirma que vai priorizar os atletas da casa. “Estou bem motivado. Esse ano, vamos poder treinar direto, estar junto semanalmente. Isso vai ser muito importante, porque é no treinamento que os meninos evoluem. Mas, claro, precisa de competição. É um trabalho a longo prazo. Vou dar valor para quem está aqui”, enfatiza.
Um dos gestores do projeto, o treinador da sub-14 explica as razões para o Fera optar por participar apenas do Estadual Inovação nesta temporada. “O primeiro motivo é pela organização do campeonato, muito melhor do que o Gauchão Noligafi. É uma competição bem estruturada, tem mais jogos e o foco é diferente, visa mais o lado educacional. O Gauchão já é mais competitivo”, explica Da Páscoa.
O aspecto financeiro também pesou na decisão dos coordenadores do Fera. “Como não recebemos mais incentivo financeiro do Município, fica complicado participar dos dois campeonatos. Vamos continuar buscando mais patrocínios”, completa Da Páscoa.
Atual campeã, equipe sub-12 mantém a base
Comandada por Júlio César Machado, o Julinho, a garotada nascida em 2006 conquistou o título da Copa Serrana nos pênaltis em 2017 e manteve a base para buscar mais um troféu nesta temporada. Confiante, o treinador da equipe assume o favoritismo, mas quer comprová-lo dentro de campo. “É difícil nós não sermos favoritos, pois viemos de títulos recentes e mantemos a base. Além disso, focamos em uma só competição neste ano”, ressalta.
O fato de ter apenas um campeonato para se concentrar na temporada é comemorado por Julinho, já que o técnico ainda comanda a equipe 2008. “Uma competição fica mais tranquilo para organizar os times. Mesmo assim, não conseguimos reunir todos os meninos da 2006 para treinar durante a semana”, frisa.
Depois de estrear em competições oficiais em 2017, a categoria sub-10 receberá reforços para o estadual deste ano. “Eles (meninos da 2008) estão bem mais preparados do que ano passado. Além disso, teremos o acréscimo de outros meninos, que virão dos nossos núcleos”, complementa Julinho.