Feira do Livro é aberta com cortejo e homenagens

EVENTO segue até sexta-feira, dia 17, na Praça Rui Barbosa

Foi oficialmente aberta na noite dessa terça-feira, 14, a 21ª Feira do Livro de Montenegro e 16ª Feira do Livro do Vale do Caí. O evento acontece de 14 a 17 de novembro de 2023, Praça Rui Barbosa, com com bancas de venda de livros e atividades culturais, como espetáculos teatrais e apresentações musicais. A Feira é uma parceria entre a Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo (SMDECT) e Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, e o Serviço Social do Comércio (Sesc) Montenegro.

A programação teve início já na manhã dessa terça, às 9h, com um bate-papo com o escritor Athos Beuren, que aconteceu também no turno da tarde. Ao longo do dia quem passou pela Praça Rui Barbosa ainda pode conferir o espetáculo infanto-juvenil “Valdorf”. Às 18h, o Cortejo Festivo de Abertura saiu da Biblioteca Pública Municipal, seguindo pela rua Ramiro Barcelos até a Praça.

A diretora da Biblioteca, Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, descreveu o Cortejo como a abetura festiva do evento. “É um chamamento da comunidade para participar, interagir com a Feira. Eu falo que é o bloco da literatura na rua, transmitindo alegria e esperança. Porque ‘os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas’, como dizia Mário Quintana”, enfatiza. Segundo Nica, a Feira do Livro tem o papel de engrandecer a literatura no município. “Montenegro pode se orgulhar de ter uma Biblioteca Pública que fará 74 anos no dia 25/11 e de estar realizando a 21° edição da Feira do Livro”, completa.

Logo após o Cortejo, às 19h30, aconteceu a abertura oficial da Feira, reunindo a comunidade e convidados na Praça Rui Barbosa. O patrono, Flávio Azeredo, e a homenageada, Cintia Freitas, destacaram a importância da leitura como papel transformador. Azeredo lembrou que veio de uma família do interior de Montenegro e os livros foram a inspiração para se tornar escritor. “A leitura iguala todas as pessoas no processo de conhecimento. É uma grande alegria e uma reponsabilidade estar como patrono, eu digo que é algo que vai ficar marcado na minha vida”, conclui o patrono. A noite foi ecerrada com o espetáculo musical “Entre Fronteiras”, do grupo Yangos, que já foi indicado ao Grammy Latino, e Lúcio Yanel.

Confira a programação desta quarta-feira 15/11:
Programação especial em alusão
ao Dia da Consciência Negra:
11h às 18h – Sarau Artístico-Cultural da Associação Floresta Montenegrina
Aividade em alusão ao mês da Consciência Negra
15h – Espetáculo Infantil “Bandele” – Trupi Di Trapu
17h30 – Música na Calçada – Voz & Violão
18h30 – Sessão de autógrafos e lançamento de livros
20h – “50 Tons de Pretas” – Pretas Produções

Últimas Notícias

Destaques