No clima. Evento oferece itens decorativos, além de doces delícias bem no Centro da cidade
Já está acontecendo a tradicional Feira de Páscoa de Artesanato e Produtos Coloniais de Montenegro na Praça Rui Barbosa. A feira, que ocorre até dia 13 de abril, das 8h30min às 19h, busca oferecer atrações para o município e potencializar a venda de produtos locais, assim como a cultura local. A Feira de Páscoa 2019 recebe a exposição de diversos artesanatos como crochês, bordados e patchwork. Produtos como biscoitos, geléias e bolos, também podem ser encontrados lá.
Dentre os estandes expostos na praça Rui Barbosa, está o de panos de prato produzidos por Arcelônia Kraemer, 64. Arcelônia participa da Feira de Páscoa, assim como da de Natal, há seis anos. Para ela, a época é um símbolo religioso. “Muitas pessoas não percebem dessa forma, mas é. É ainda, para mim, uma oportunidade de vender meus produtos, lembranças da Páscoa”, diz.
Jaqueline Zibetti, 55, concorda com a vizinha de estande e brinca. “Aqui eu tenho produtos para a Páscoa de quem tá de dieta, nada de chocolate, tenho foco na reciclagem.” Jaqueline confecciona artesanato “desde sempre”, como ela explica. Seu espaço tem muitas confecções recicláveis: caixas de leite viram carteiras, os CDs agora são mandalas, isopor com jornal transforma-se em porta-cerveja e saco de ração animal vira avental.
Ao passar pelos estandes, se percebe um coletivo, onde são reunidos trabalhos de vários artesãos. Segundo Fabrízio Rodrigues, 36, e Michele Martins, 37, que fazem parte da Diretoria de Turismo, a ideia do estande é para que os turistas que passam por Montenegro levem consigo um pouquinho da cidade. Dentre os símbolos em forma de quadros e panos, por exemplo, estão presentes a bergamota, o morro São João e cascas de Tanino.
Praça Rui Barbosa decorada
A Páscoa, data que marca a ressurreição de Jesus, será celebrada em 2019 no domingo, 21 de abril. Mas, além das questões religiosas, sabe-se também que a Páscoa é um importante pela reunião familiar e muito aguardada pelas crianças. O motivo? Os chocolate trazidos pelo coelhinho da Páscoa.
Além dos estandes de diversos artesãos enfeitando a praça Rui Barbosa, agora também tem decoração temática, com direito a coelhinhos, ovos e cenouras.