As atividades do Dezembro Verde em Montenegro iniciaram neste sábado, dia 3, com feira de adoção de animais. Os voluntários na Ong’s de proteção e o Departamento de Bem-estar Animal ficarão na praça Rui Barbosa, no Centro, até as 15 horas. No local também acontece brechós de roupas e calçados (humanos), promovidos pela SOS Animal e pela Patinhas da Esperança, cujo valor é revertido para retirar os bichos do abandono e promover cuidados com saúde e alimentação.
O Dezembro Verde foca na conscientização em relação ao trato com estes seres vivos, sem maus tratos e sem abandono, seja animal doméstico, de rua ou usado em trabalho. A realização é da Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o gabinete da vereadora Ana Paula Machado, responsável pelo projeto SOS Animal. Inclusive, neste sábado é possível realizar o cadastro de animais para castração gratuita pelo Município. No local também pode ser dodo de ração.
Jovens adotam seus novos amiguinhos
E não há como passar pela praça e ser indiferente aos cãezinhos e gatinhos que estão para adoção “responsável”. Que diga Jonas Arthur, de 9 anos, que saiu carregando nos braços seu novo amiguinho. “Ele se apaixonou! Foi amor a primeira vista”, descreveu a mãe, Helena de Fátima. Em casa já há cães, gatos, peixe e pássaros; aos quais, segundo ela, Jonas dá a maior atenção. “Se eu não souber, pesquiso na internet”, confirma o menino, ao ser questionado a respeito dos cuidados que aquele pequeno ser vivo precisa receber.
Mas há quem prefira os gatos. “E porque cachorro eu já tenho dois”, explicou Alessandra de Souza Kochenborger. E aparentemente, a jovem de 17 anos quer equilibrar o ambiente em casa, pois confidenciou que curte a calma dos gatos. Alessandra se formou com louvor no Ensino Médio, e recebeu permissão para se responsabilizar por mais um bicinho. Chegou para adotar um gato, mas saiu com dois .
Além da feira de adoção de animais na Praça Rui Barbosa, este ato responsável também pode ser feito direto com as entidades, como Amoga; Cachorreiros e Gateiros e a Patinhas, que possuem contato nas redes sociais. Assim como acontece na praça hoje, ao se tornar tutor de um animal o cidadão é cadastrado, como forma dos voluntários e a Diretoria Municipal terem certeza que cumprirá aquilo que assumiu.
Confira a programação
Sábado – dia 10
1° Fórum de Bem Estar Animal
Horário: 8h30min às 11h30min:
Local: Câmara Municipal de Vereadores