Dezembro Verde. Mês de conscientização para evitar maus tratos e abandono
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Dezembro-Verde-2022-feira-de-adocao-de-animais-73-1.jpg)
A segunda atividade do Dezembro Verde em Montenegro deu um lar responsável para 12 animais abandonados ou entregues para adoção. Foram três gatinhos e nove cachorrinhos abraçados por cidadãos que foram à praça Rui Barbosa no sábado, dia 3. As ações deste mês visam conscientizar em relação aos cuidados com estes seres vivos, seja doméstico, de rua ou usado em trabalho, esporte ou lazer.
A representante do Departamento de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Joana Mara dos Santos, explica que nesta época é comum o abandono. “De dezembro a fevereiro é o maior índice de abandono de animais em todo o país”, confirma. Essa postura aconteceria devido a férias e viagem de fim de ano.
E chamou atenção que todos os bichinhos na feira eram filhotes. A situação de abandono é gerada pela falta de consciência da pessoa que não pode – ou não quer – ficar com a ninhada; mas que pode ser evitada com a castração. A Prefeitura oferece este serviço gratuitamente, e no sábado Joana realizou 15 cadastros. O ingresso na fila para realizar a operação no animal, doméstico ou de rua, deve ser realizado na Secretaria de Meio Ambiente (rua Apolinário de Moraes, quase em frente ao HM.)
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Dezembro-Verde-2022-feira-de-adocao-de-animais-2.jpg)
A castração é uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos, e ainda ajuda a evitar diversos problemas de saúde. O Dezembro Verde é uma realização é da Prefeitura de Montenegro, em parceria com o Projeto SOS Animal e Ong’s de protetores dos animais. As ações do mês visam sensibilizar as pessoas sobre uma guarda responsável.
Próximo evento
1° Fórum de Bem Estar Animal
Quando: Sábado – dia 10
Horário: 8h30min às 11h30min:
Local: Câmara Municipal de Vereadores