Faxinal homenageia a padroeira Nossa Senhora Aparecida

A Capela Nossa Senhora Aparecida da comunidade de Faxinal homenageou a sua padroeira na manhã desta sexta-feira, 12, com uma cavalgada organizada em parceria com a Agropecuária Timbaúva. Os cavalarianos seguiram em procissão do bairro Timbaúva até a capela católica de Faxinal, onde uma Missa Crioula foi celebrada.

Na chegada, imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entregue ao padre Atílio Hartmann e os cavalarianos foram abençoados

“Essa cavalgada é para agradecer à Santa Padroeira do Brasil as nossas conquistas e as amizades construídas por meio do grupo de cavaleiros”, diz Leonardo Lamana, gerente da agropecuária parceira. Lamana e seus amigos se juntaram com outros cavalarianos, chegando a quase 100 participantes escoltados pela Brigada Militar.

Com apenas 6 anos, o pequeno João Carlos Fachin Cheron estava animado com o seu pônei Pintadinho. “Gostei bastante de andar com meu pônei, mas cansei um pouco”, afirmou João Carlos, que caiu na graça dos devotos que acompanhavam a chegada do grupo até a capela.

João Carlos, 6 anos, estava animado ao participar com o pônei Pintadinho

Já na capela Nossa Senhora Aparecida, Maria Regina da Silveira, 55 anos, estava com seu traje de prenda e ensaiava os cantos para a Missa Crioula com as amigas Marta Silvani Krantz, 55 anos, e Ranides de Mello Streit, 76 anos. Maria Regina é de Faxinal e sempre colabora na organização da Missa Crioula.

Segundo as amigas, a igreja é decorada com símbolos campeiros e flores do campo, Além disso, a condução da celebração religiosa é bem diferente das tradicionais. “É para a nossa padroeira e protetora. Aqui as pessoas são muito devotas de Nossa Senhora Aparecida”, destaca Maria.

Marta, Ranides e Maria Regina foram com seus trajes de prenda para cantar na Missa Crioula

Na chegada dos cavalarianos, a imagem da Padroeira do Brasil e as bandeiras foram entregues aos celebrantes da missa, que também abençoaram os participantes. Muitos fiéis acompanharam a programação, demonstrando suas devoções à santa.

A comunidade também homenageou o padre Atílio Hartmann, que veio de Porto Alegre para a missa, com a declamação “Menina da Estância”, feita por Ranides Streit, também autora do texto. Um almoço também é servido após a programação religiosa.

No domingo, 14, ocorre a procissão de motos, com saída marcada na rua Ramiro Barcelos, às 8h30min. O trajeto percorre ruas centrais de Montenegro até a comunidade de Faxinal. Às 11h30min será servido almoço e à tarde haverá reunião dançante com a Banda Os Anjos. (JH)

Últimas Notícias

Destaques