A Guarda Municipal realizou na manhã desta quarta-feira, dia 6, a remoção de uma família que mora na rua Coronel Álvaro de Moraes, no Centro, em razão da cheia do Rio Caí. Segundo o guarda municipal Vanderlei dos Reis, a família foi levada para a casa do pastor da igreja que frequenta e os móveis da casa foram levados para a de um vizinho. A família ocupa o porão de uma residência e viu a água do Rio Caí entrar na sua casa pelos fundos da moradia.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Elton José Santos da Silva, a necessidade de remoção de mais famílias ainda é avaliada. “As remoções são situações pontuais e estão sendo tratadas e avaliadas caso a caso”, explica. Segundo Elton, a previsão é de que as águas comecem a recuar ainda hoje. O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) aponta que em 15 minutos – entre as 9h e das 9h15min – o nível do Rio Caí diminuiu três centímetros.
Em São Sebastião do Caí, desde terça-feira, foi feita a remoção de 18 famílias, totalizando 61 pessoas. Elas foram abrigadas no Centro Integrado Navegantes. “Elas estão recebendo toda a assistência e retornarão para suas casas assim que as áreas estiverem seguras”, afirma o coordenadora da Defesa Civil local, Pedro Griebeler. Ainda na manhã desta quarta-feira, há ruas dos bairros Vila Rica e Navegantes com pontos de alagamentos.