Faltou um voto! Pedido de Impeachment é rejeitado

Na votação,prevaleceu a ideia de que as denúncias já estão sendo investigadas pela Promotoria

A Câmara de Vereadores de Montenegro rejeitou, na noite desta quarta-feira, 30 de outubro, a instalação de um processo de cassação do mandato do prefeito Kadu Müller. Eram necessários os votos de sete dos dez integrantes do Legislativo para a abertura, mas a oposição conseguiu apenas seis.

O pedido foi protocolado pelo ex-funcionário da Prefeitura, Alex Sandro da Silva. Ele entregou ao legislativo 49 páginas de conteúdos diversos, incluindo editais, postagens em redes sociais e notícias de jornais, além de nove áudios que, juntos, somam 14 minutos e 31 segundos de conversas. Seu objetivo era provar que existe um trabalho coordenado no poder público para tirar vantagens de empresas a partir da manipulação de licitações.

Nos áudios, há gravações de diálogos entre pessoas falando sobre o prefeito, secretários e outros agentes do governo. Nenhum, porém, contém a voz deles pedindo ou combinando vantagens para si ou para terceiros. Vários trechos estão inaudíveis e há ruídos e cortes que podem indicar edições no material. Como as vozes não estão identificadas, não é possível, também, comprovar sua autenticidade. Mesmo assim, os vereadores que votaram a favor da instalação do processo entenderam que os diálogos contém indícios suficientes para iniciar a investigação.

Já entre os legisladores que se posicionaram contra, prevaleceu a ideia de que todos estes fatos já são de conhecimento do Ministérrio Público e do Tribunal de Contas. A vereadora Rose Almeida (PSB) lembrou que, em maio, houve um pedido de cassação do prefeito em virtude do pagamento de um remédio para a filha de um servidor. Na Justiça, a Administração venceu em todas as instâncias. “Imaginem se nós tivéssemos cassado o mandato do prefeito antes de sua decisão ter sido considerada correta pelo Judiciário”, ponderou.

Com o arquivamento do pedido, também fica claro que a base de apoio do governo, com quatro vereadores, segue intacta, apesar das muitas dúvidas que havia antes da votação.

Votação
Contra

Rose Almeida (PSB)
Josi Paz (PSB)
Talis Ferreira (PR)
Joel Kerber (Progressistas)

A favor
Valdeci Alves de Castro (PSB)
Neri de Melo Pena, o Cabelo (PTB)
Juarez Vieira da Silva (PTB)
Felipe Kinn da Silva (MDB)
Cristiano Braatz (MDB)
Érico Velten (PDT)

Últimas Notícias

Destaques