O Porto das Laranjeiras é um dos mais belos pontos turísticos de Montenegro. Ele também é uma das opções para quem gosta de caminhar e praticar atividades físicas, como corrida ou ciclismo. Porém, no trecho da beira do rio, próximo a ponte da Tanac, a vegetação atrapalha a visão dos pedestres e causa preocupação quanto ao risco de assaltos e outros delitos que possam ocorrer por pessoas mal intencionadas.
O jovem Augusto Oliveira, de 16 anos, mora no bairro Industrial e passa pelo local, praticamente, todos os dias para ir à escola onde estuda, a Tanac. No período de férias, Augusto também se desloca pela beira do rio para ir ao bairro Timbaúva. Contudo, o estudante relata que não se sente seguro ao andar pela via. “As árvores geram sensação de insegurança. Se fosse mais limpo, daria mais visibilidade para as pessoas verem o que tem na volta”, observa.
Augusto relata que, no ano passado, uma colega de apenas 12 anos sofreu uma tentativa de sequestro nas proximidades da ponte da Tanac. “Um cara tentou colocar minha colega dentro do carro dele quando ela passava nesse lugar”, reitera.
Márcia Barreto, 56, só passeia pela beira do rio de bicicleta, pois a pé não tem coragem. “Não acho seguro passar aqui a pé. Esse mato é perigoso. Passo aqui todos os dias e não lembro qual foi a última vez que vi esse trecho ser limpo. Deve fazer uns dois anos que isso não acontece”, comenta a aposentada.
Márcia lamenta a falta de estrutura e limpeza da área. “É um lugar tão bonito. Poderia ser melhor aproveitado. Ninguém tem coragem de pegar uma cadeira e vir sentar aqui. Tá tudo abandonado”, avalia.
“Eu só ando por aqui durante o dia e quando está bem claro. É muito fácil para uma pessoa mal intencionada se esconder no meio desse matagal”, diz Andréia Silva, 24. Ela pratica caminhada no cais. Até as proximidades do clube Caça e Pesca ela anda despreocupada, mas ao passar por lá aumenta o ritmo da caminhada e, às vezes, até corre para diminuir o tempo de exposição no trecho arborizado.
A secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU) informou que os trabalhos de limpeza e poda em todo o cais terão início ainda nesta semana. Não foi informada a última vez que houve este tipo de ação no local.