Falece José Hilário Junges, prefeito de Tupandi e líder político do Vale do Caí

Faleceu na segunda-feira, dia 7, o prefeito de Tupandi e líder político do Vale do Caí José Hilário Junges. Ele tinha 77 anos e estava no seu quarto mandato como prefeito de Tupandi. Antes, ele havia sido vereador em Montenegro, na legislatura de 1977 a 1982, e também foi o primeiro prefeito de Bom Princípio, atuando no cargo de 1983 a 1988.

O velório de Junges ocorre no Ginásio Poliesportivo Júlio Redecker. O corpo do prefeito já se encontra no local, que está aberto para o público prestar suas últimas homenagens e condolências. Às 17h ocorre missa na Igreja Matriz de Tupandi seguida do enterro. Junges faleceu vítima de problemas cardíacos no Hospital Moinho de Ventos, onde estava internado desde outubro do ano passado. Ele deixa a esposa, filhos, netos e bisnetos.

Em razão da morte do prefeito, Tupandi decretou luto oficial de três dias. “Essa perda para nós, Município de Tupandi, e para toda a região é uma perda muito grande porque o Hilário é uma pessoa muito bem quista”, afirmou o vice-prefeito e prefeito em exercício de Tupandi desde outubro de 2021, Bruno Junges. “Ele sempre tinha humildade de conversar com as pessoas. O Hilário deixou um legado muito grande para o nosso Município e toda a região do Vale do Caí”, comentou sobre o jeito de Hilário ser. Bruno também destacou que foi o falecido prefeito que teve a visão de apostar forte no setor primário, hoje responsável por 54% da receita do Município.

Bruno recordou que conheceu Hilário quando ainda estava no quarto ano do Ensino Fundamental, quando foi aluno da esposa do falecido prefeito. Depois, acabaram em lados opostos da política. “Fui vereador dois mandatos quando ele era prefeito, mas eu fui vereador de oposição. Nunca tivemos atrito entre nós, sempre conversamos um respeitando o outro e assim sempre trabalhamos juntos pensando no bem do nosso Município – ele como prefeito e eu como vereador de oposição”, contou.

Com o tempo, acabaram trabalhando juntos e concorreram como prefeito e vice nas últimas eleições. Bruno reforçou que participou ativamente de campanhas políticas desde 1992 e que “a mais bonita delas” foi justamente a última, ao lado de Hilário.

Municípios da região demonstram pesar

Além de Tupandi, Montenegro e Bom Princípio também decretaram luto pela morte de Hilário. O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, lamentou o falecimento de Junges. “Em 15 de janeiro do ano passado, logo depois de assumir, tive o prazer de receber o seu Hilário no gabinete, numa visita de cortesia. Por certa de meia hora, conversamos sobre a integração das cidades da região e sua carreira política. Cada frase dele era marcada pela experiência e pela sabedoria”, comentou. “Sua morte é uma grande perda para a nossa região”, reforçou Zanatta.

“Estamos tristes e emocionados, nosso Município estará em luto oficial por três dias, mas é a imagem de Hilário Junges como prefeito empreendedor e visionário que levaremos para sempre. Que fique o amigo Hilário na paz de Deus”, lamentou o prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch. Outras Prefeituras da região, como as de São José do Sul, Feliz e Harmonia, manifestaram pesar pelo falecimento do prefeito de Tupandi. A Câmara de Vereadores de Montenegro também prestou pesar pela morte de Hilário.

Últimas Notícias

Destaques