O ex-vice-prefeito e vereador de Pareci Novo Waldir Gonçalves Braga faleceu na quarta-feira, dia 2. A despedida final ao político ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 3, quando seu corpo foi sepultado no cemitério católico da cidade. Waldir, que era viúvo e morador da comunidade de Bananal, tinha 71 anos e vinha com a saúde definhando desde 2017, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Ele deixa um filho e uma filha, quatro netos e uma bisneta.
Atualmente membro do Republicanos, Waldir foi vice-prefeito do governo de Oregino José Francisco no mandato de 2009 a 2012. Em anos anteriores, ele também ocupou a função de secretário municipal de Obras. Além disso, Waldir cumpriu três mandatos como vereador eleito (2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016) e também assumiu o cargo como suplente em 2017, ocupando-o até sofrer o AVC. O político foi presidente do Legislativo em duas oportunidades: 2014 e 2016.
Segundo o filho de Waldir, Paulo Fernando Braga, seu pai foi um agricultor que entrou para a política com a finalidade de ajudar a cidade a crescer. “Ele ajudou muito no desenvolvimento do Município”, garantiu. Paulo recorda que seu pai tinha o hábito de ajudar e sempre se colocava disponível para os outros. “Ele era uma pessoa de boa índole”, resumiu.
O Executivo e o Legislativo de Pareci Novo lamentaram a morte do político em nota nas suas redes sociais. “Waldir deixa um legado de trabalho e compromisso com nosso Município”, diz a manifestação da Prefeitura. A bancada do Republicanos na Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Antonio Gelci de Mello e Augusto da Silveira Kappes, pretende apresentar na sessão desta quinta-feira votos de pesar pela morte de Waldir e também uma proposta de denominação do plenário com o nome do político falecido em consideração a sua vida nas comunidades, no Legislativo e no Executivo.