Fabrícia de Souza assumiu como vereadora de Montenegro na manhã dessa sexta-feira, 4 de fevereiro. Suplente do Progressistas, entrou no lugar de Talis Ferreira, que está ocupando o cargo de prefeito na ausência do titular, Gustavo Zanatta, e do vice, Cristiano Braatz. Fabrícia recebeu 496 votos nas eleições municipais de 2020. Dessa vez, terá passagem breve no cargo – a previsão é de que Talis retorne já na quarta-feira – mas a sua posse marca a história da cidade. A parlamentar é a primeira pessoa negra a ser vereadora no Município.
“Pra mim é muito emocionante, porque a gente vem de lutas grandiosas”, declara Fabricia. “Eu sempre analisei isso e eu vejo que o negro não tem representatividade em parte alguma do Município. Eu não vejo negros em bancos, em cartórios, nesses lugares importantes porque a gente não tem essa abertura. Hoje, eu estou me dedicando e estou estudando pra tentar mudar isso no nosso Município. Pra que as pessoas vejam que nós, negros, temos capacidade”.
Montenegrina criada no bairro Santo Antônio e moradora do Centenário, a nova vereadora lembra que, quando optou por concorrer ao cargo, também decidiu que iria buscar se qualificar a ele. Foi quando iniciou os estudos para sua formação em Gestão Pública, que estão por ser concluídos no ano que vem. “É um pouco difícil, porque eu tenho que trabalhar e estudar, mas é que eu não tinha tido essa oportunidade antes”, relata.
“Eu saí de casa bem cedo, com treze anos. Trabalhei como empregada doméstica e eu não tinha como estudar porque, quando a gente mora no emprego, o empregador não dá essa possibilidade de estudar de noite. Na minha época, tinha que ficar no trabalho a semana toda ou ir pra casa só de quinze em quinze dias”, conta. “Eu já consegui fazer o Ensino Médio, fiz o Científico e tô remando.” Hoje, Fabrícia trabalha como promotora de vendas.
A sua posse ocorreu no Plenário Edgar de Oliveira, na Câmara, no fim da manhã. Sua filha, cheia de orgulho, acompanhou a cerimônia de perto ao lado de vereadores. “Quero parabenizar a vereadora e dizer que estamos aqui para auxiliar no que for necessário durante os dias em que estiver trabalhando conosco”, disse Valdeci Alves de Castro (Republicanos), presidente em exercício do Legislativo. Talis Ferreira, o titular do cargo ocupado pela suplente, também acompanhou o ato. “Quando as eleições encerraram eu falei pra Fabrícia que ela tinha perdido a batalha, mas não a guerra. Que mais para frente o sucesso viria. E veio”, disse.
A nova vereadora havia ficado como a segunda suplente do partido nas eleições de 2020. Na sua frente estava Sarita Silva, que trocou a sigla pelo MDB e optou por abrir mão do cargo. Fabrícia relata que soube na quinta-feira à noite que teria o novo desafio para enfrentar. “Eu sei que é pouco tempo, mas nesse final de semana eu vou voltar a caminhar por onde eu caminhei na minha campanha e vou ver as demandas e as coisas que eu posso realizar”, aponta. “Eu não quero sair prometendo coisas que não vou poder fazer por causa do tempo, mas tem os pedidos de providência que eu posso encaminhar.”
VEJA AS FOTOS DA CERIMÔNIA DE POSSE: