“Extra, Extra! Saiba tudo sobre talentos de Porto Garibaldi”

futuro. Alunos da José Garibaldi editam jornal que dá voz à comunidade do interior

Em junho saiu a primeira edição do periódico que conta tudo sobre a comunidade escolar da José Garibaldi. Os sete alunos do 9º Ano formam a equipe de reportagem do Jornal Conexão Escolar, relatando histórias e fatos da instituição estadual, de pessoas e da localidade Porto Garibaldi, distante 27 quilômetros do Centro de Montenegro.

“A gente estava na sala, antes da aula, fazendo fofoca. Dai falei, de brincadeira, ‘por que a gente não fazia um jornal na escola para contar essas fofocas?’”, revelou, animado, o repórter Jatobá Ribeiro Alves, de 16 anos. O comentário foi ouvido pela professora Catiele Freitas, que incentivou um jornal como tema do ‘Projeto de Vida’.

Primeira edição
definiu a linha editorial

A disciplina que coordena é do currículo normal e objetiva despertar nos alunos das Séries Finais do Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º Ano) interesses e perspectivas. Os projetos englobam todas as disciplinas, trazendo conhecimento e valorização dos indivíduos, abordando temas humanos, sociais e profissionais.
Na cerimônia de lançamento, na quarta-feira, 29, a diretora, professora Celia Pereira, destacou justamente essa valorização aos jovens e suas capacidades. “Para vocês verem o quanto têm o poder nas mãos”, salientando que do Projeto de Vida devem tirar novas expectativas e visões.

E partindo da ideia de Alves, a rotina de um jornalista e os diferentes meios de comunicação são o cerne do Projeto do 9º Ano de 2022. “Não saiu ainda, porque não pode fofoca pesada”, lamentou, esperando que na edição de julho tenha uma coluna “apimentada”. Desta vez, Jatobá cuidou apenas dos aniversariantes do mês. Mas foi o suficiente para aprender é que não importa a profissão, o que importa é a dedicação.

Inclusive, a segunda edição do Conexão Escolar já está sendo preparada pela equipe. Enquanto isso, as matérias de junho – focadas em História e Ciências – estão sendo divulgadas em pílulas no Instagram do Jornal, @jose_garibaldi2022, administrado pela professora Patrícia Rígon Müller. A tiragem de 25 exemplares é distribuída na escola, mas Catiele confirma o interesse de circular na Porto Garibaldi e o foco na comunidade.

Repórteres Jatobá, Samara e Giovana exibem o fruto de seu trabalho

Conhecimento, história e o desejo de ser a voz do povo
O foco nas necessidades da Porto Garibaldi vai se impor. Jatobá, por exemplo, está preparando uma reportagem a respeito do cachorro de uma amiga que morreu atropelado na BR-386. Um gancho para o problema da travessia enfrentado diariamente pelos moradores, inclusive pelo próprio aluno. Na edição deste mês também foram valorizadas atividades em sala de aula.

Na capa saiu a coluna Você Sabia, trabalho da repórter Samara Köhler Pedroso, 15 anos. Ela brindou os leitores com curiosidades a respeito das abelhas. “Sempre gostei muito do tema, de fatos interessantes”, explica.

Camilly já é uma comunicadora, pelo TikTok

Já sua colega, repórter Giovana Natiely da Silva Coito, 13, aceitou o desafio de entrevistar a ex-professora Cristiane Marmitt e a funcionária Conceição de Borba. Pessoas diferentes e com diferentes importâncias dentro da Escola José Garibaldi. “Precisa conduzir para conseguir a matéria”, comentou, a respeito das dificuldades para construir uma entrevista.

Inclusive, é bom lembrar que os adolescentes pensaram primeiro em usar redes sociais. A opção pelo impresso veio após visita ao Jornal Ibiá e Rádio Ibiá Web, que, assim como a visita à TV Mon, foram pesquisa para o projeto. Elas foram relatadas pela repórter Camilly de Oliveira Flores, 15, que, talvez, prefira mais o formato digital. Isso porque já é influenciadora no TikTok (@camillydeoliveira195). Hoje o foco são as dançinhas, mas a estudante pensa seriamente em fazer vídeos mais temáticos.

Últimas Notícias

Destaques