No final da tarde dessa segunda-feira, 20 de Setembro, foi realizo a extinção da Chama Crioula, no CTG Os Lanceiros, em Montenegro. O ato marcou o encerramento da Semana Farroupilha deste ano, que enalteceu o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e também foi transmitida ao vivo através das redes sociais.
Por volta das 18h15 o patrão do CTG Os Lanceiros, Almir Ferreira da Silva e a diretora Municipal do Departamento de Cultura, Mara Ribeiro, apagaram a Chama Crioula. Segundo Mara, a expectativa é que no próximo ano as festividades ocorram de forma maior. “Essa festa merece um desfile bem bonito com atividades presenciais”, diz.
Para o tradicionalista e historiador, Flávio Patrício Vargas, os últimos tempos tem sido difíceis, mas o sangue farrapo que corre nas veias dos gaúchos não é capaz de diminuir a importância desta data. “Nós sabemos que a nossa história é uma história inigualável, as nossas façanhas podem ser realmente de modelo para toda a terra”, declara.
A nível municipal uma mulher também foi homenageada em 2021. Desde 1987 no movimento tradicionalista, Suzeti Cristina Primaz, declarou sua gratidão ao reconhecimento feito pela Prefeitura. “Eu me sinto muito agradecida, e espero que o ano que vem a gente possa fazer uma Semana Farroupilha maior”, completa.
Após o encerramento da cerimônia, teve início uma live com os grupos Na Parceria e Timbre Gaúcho. A Semana Farroupilha foi organizada pela Prefeitura de Montenegro, com apoio do Sesc Montenegro e das entidades tradicionalistas do município.