Expotec inicia nesta terça-feira com 28 projetos científicos

Em clima de retomada, na terça-feira, 22, começa a 26ª edição da Expotec (Exposição de Trabalhos Técnicos da Escola São João Batista). Nos últimos dois anos foi realizada no formato virtual devido às condições da Pandemia. Este ano, o tradicional evento científico volta com força máxima em seu formato presencial; sendo realizada no espaço Braskem da Estação da Cultura. A Expotec terá inicio às 8 horas e seguirá até as 22 horas, com abertura oficial às 19 horas.

O encerramento do evento está marcado para quinta-feira, 24, às 22 horas. Nestes três dias, 28 trabalhos estarão expostos para visitação da comunidade e avaliação técnica: 15 projetos do curso de Eletrotécnico e 13 de Química. Os estudantes que tirarem primeiro lugar se credenciam para a próxima edição da Mostratec (em Novo Hamburgo, em 2023).

Para a diretora do São João Batista, professora Juliana Bender, visitar a Expotec é uma boa oportunidade para quem está em dúvida entre qual carreira seguir. “Estamos aguardando a presença de todos. Além dos trabalhos expostos, estarão sendo realizadas matrículas para nossos cursos técnicos. Desta maneira, os interessados poderão ver na prática as propostas desenvolvidas e realizadas em sala de aula”, afirmou.

Falando sobre a dimensão do evento, Juliana frisa a importância que é para os alunos participarem da feira. “Vem diversos jurados avaliar os trabalhos. Professores de universidades, ex-alunos; é uma experiência que gera conexões para a vida profissional”, definiu.

E no quesito criatividade, os estudantes já tiraram nota 10. Bianca da silva, 17, aluna do Técnico em Química, chega nessa Expotec desenvolvendo um bioplástico. Ele foi criado através do amido encontrado em tubérculos (vegetais subterrâneos, como batata), juntamente com a pectina (substancia encontrada no bagaço de frutas cítricas). “Nosso grupo sempre buscou criar algo ligado a sustentabilidade. A partir disso, veio a ideia de criar um bioplástico. O projeto foi um sucesso, agora falta apenas dar alguns retoques no relatório final e está tudo pronto”, contou.

Leonardo Colling, 17, aluno do Eletrotécnico, não esconde o nervosismo para esta terça-feira. Será a segunda Expotec do jovem, porém, a primeira que irá participar presencialmente, fato que gera ansiedade. “Quando eu participei pela primeira vez, foi on-line. Então nem dá para comparar o sentimento com agora. Ainda mais que muitas pessoas importantes vêm visitar e avaliar nosso trabalho”, salientou. Leonardo e seu grupo buscam provar que é possível gerar um novo meio de energia através do diferencial de temperatura usando a pastilha Peltier. (RK)

Últimas Notícias

Destaques