A 4ª ExpoACI proporcionará aos montenegrinos a facilidade de poder negociar, comprar e, enfim, contatar com 52 empreendimentos de vários segmentos em um mesmo local. Durante a quinta-feira e sexta-feira, essas empresas ocuparão 59 estandes no evento realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviço (ACI) de Montenegro e Pareci Novo. A abertura será às 14h no Clube Riograndense.
Após avaliação positiva das três edições anteriores, o presidente da ACI, Waldir João Kleber está otimista com a edição deste ano. “É um orgulho poder abrir a quarta edição deste evento que se firmou como um espaço de negócios, organização e criatividade de grande utilidade para todos os participantes e para a população regional”, salienta o líder empresarial.
O evento reúne empreendimentos de vários segmentos, mostrando a diversidade econômica que contribui para o equilíbrio financeiro da região. “A 4ª ExpoACI mostra a qualidade dos produtos e serviços produzidos pelas empresas de Montenegro e região do Vale do Caí”, acrescenta Kleber.
O quadro de dificuldades econômicas e políticas no país não abala o otimismo do presidente da ACI em relação ao evento. Nem poderia, porque a 4ª edição tem mais expositores que a do ano passado, quando houve 45 participantes. E o crescimento não deve ser medido somente em números, pois é percebido pelo que o evento representa no município tornando-se cada vez mais sólido e significativo na promoção de negócios.
“Nem mesmo o terceiro ano de crise econômica arrefeceu o ânimo dos empresários para participar e fazer negócios nesta feira, que a cada ano se torna mais importante”, analisa Kleber. Ele acrescenta que quando lançaram a feira deste ano circulava a notícia de que outros eventos estavam sendo suspensos em cidades gaúchas. “Resolvemos apostar que os depoimentos favoráveis dos participantes dos anos anteriores manteriam acesa a chama de coragem empreendedora e crença no sucesso por parte dos dirigentes de nossas empresas associadas”, afirma. “E estávamos certos”, analisa o presidente da ACI.
Feira precisará de mais espaço
A certeza de que o evento se solidificou é respaldada pela adesão, demonstrando a necessidade de um local maior para as próximas edições. O presidente da ACI de Montenegro e Pareci Novo, Waldir João Kleber, acrescenta que todos os estandes foram comercializados e algumas empresas não puderam participar por falta de espaço. “Não somente as nossas empresas valorizam esta feira, como já estamos chamando a atenção de outros municípios do Rio Grande do Sul”, observa.
Kleber diz ainda que para as próximas edições será necessário um local mais amplo para a realização da ExpoACI. “Especialmente com a retomada do desenvolvimento econômico que se anuncia para breve”, analisa. Ele conclui agradecendo a toda a equipe administrativa e gerencial da ACI de Montenegro e Pareci Novo que possibilitou a realização do evento e deseja sucesso a todos os participantes.
O Número
Serão dois dias de ExpoACI, com 52 empresas e instituições ocupando 59 estandes
Semente lançada em 2014
A iniciativa foi lançada em 2014 com a realização da 1ª ExpoACI, uma feira de negócios realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo. Era 30 de maio e o evento ocorreu das 14h às 22h, no Clube Riograndense, oportunizando aos participantes apresentarem seus serviços e produtos a outros estabelecimentos e à comunidade.
Conforme divulgado pela entidade promotora, na primeira edição foram montados 50 estandes e houve participação de 50 participantes. Mais de 1 mil pessoas visitaram a feira, mas, naquele ano, não era possível comercializar os produtos e serviços durante o evento. O principal objetivo era mostrar o que a região produz.
Novidades na 2ª edição
A segunda edição da ExpoACI trouxe novidades. A duração do evento dobrou, sendo realizado por dois dias, em 2 e 3 de julho de 2015. A partir daquele ano foi permitido comercializar dentro da feira e foi oportunizado ao expositor adquirir mais de um estande. Naquela edição, foram 53 estandes ocupados por 45 expositores dos mais variados ramos de atuação, como alimentação, energia, educação, agrícola, entre outros. Cerca e 3 mil visitantes estiveram na feira, realizada no Clube Riograndense.
As mudanças proporcionaram mais tempo para visitação e oportunidades de negócios para todos, inclusive para o consumidor que pode aproveitar as várias empresas em um mesmo local para fazer compras. A disponibilidade de comercialização de produtos e serviços durante a ExpoACI atendeu a uma solicitação dos expositores.
Confiança em meio à crise
A terceira edição ocorreu no dias 30 de junho e 1º de julho do ano passado, com a participação de 51 expositores em 58 estandes, em meio a um período marcado por dificuldades econômicas no país. Esses problemas foram lembrados nos discursos durante a abertura do evento, no Clube Riograndense, mas, da mesma forma, foi mencionada a necessidade de superação, de renovação da esperança para que o país siga por um caminho de crescimento. Cerca de 3 mil visitantes circularam pelos estantes, que concentraram uma mostra do grande potencial econômico do Vale do Caí.