Obra está na etapa da colocação da estrutura do telhado
Com a ordem de início dada em 19 de março, a reforma do telhado da Casa do Produtor Rural, no Centro de Montenegro, deve ser concluída dentro do prazo dado de 90 dias – que se encerra em 19 de junho. De acordo com o setor de Engenharia da secretaria municipal de Obras Públicas (Smop), a obra, avaliada em R$ 150 mil, está na fase de colocação da estrutura do telhado e aproximadamente 20% concluída. Como as próximas etapas – como instalação elétrica e instalação do forro – são tidas como mais simples e rápidas, a possibilidade de se encerrar a obra dentro do prazo inicial depende de não haver nenhuma intercorrência.
A informação de que a obra deve ser concluída dentro do prazo estipulado é um alento para os produtores rurais que expõem seus produtos na Casa do Produtor Rural e que estão provisoriamente atendendo em prédio cedido pelo Estado que fica ao lado do prédio original. Apesar de a mudança ter sido para um prédio vizinho, os negócios dos produtores foram afetados. O feirante Janquiel Marcadella estima que teve queda de 25% nas vendas. “Estamos muito ansiosos para retornar à sede fixa”, afirma.
A feirante Naura Schubert diz que o movimento no espaço provisório não é igual ao da Casa do Produtor Rural. Inclusive, ela relata que houve clientes que não gostaram do local onde estão instaladas agora as bancas e que preferiram só retornar quando a reforma fosse concluída. “Esperamos voltar o quando antes (para o prédio original), principalmente por causa da chuva. Mas a gente entende que precisa passar por isso para ter melhorias”, destaca a feirante.
Responsável pelo café colonial servido na Casa do Produtor Rural, Dione Olga Fobricht Kettermann diz que divulgou bastante a mudança – que para ela foi o local de entrada para o Café da Dione passar a ser pela rua Osvaldo Aranha –, mas mesmo assim muita gente ainda não conhece o novo caminho. “Apesar disso, o público ‘tá’ vindo. Temos muitos clientes novos com essa mudança, além dos fiéis”, conta.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Montenegro, Ernesto Carlos Kasper, destaca que a Casa do Produtor Rural é um espaço importante para produtores e consumidores. “(O local) Contribui com quem produz e também com quem consome, contribuindo com a economia circular e fazendo os recursos não saírem do Município”, comenta.
Ernesto salienta que a obra que está sendo concluída é um projeto que teve início na gestão anterior, de Carlos Eduardo Müller, o Kadu. Além disso, a atual gestão, comandada por Gustavo Zanatta, estuda uma nova obra no local, com a reforma do piso e banheiros. “Atendendo a legalidade precisaremos encerrar uma obra (no caso, a reforma do telhado) para então fazer as adequações no piso”, atenta o secretário.