Exercícios para melhorar a saúde

De forma gratuita, Município oferece aulas de ginástica funcional à população

Entre risadas e brincadeiras, o grupo que se encontra à tarde duas vezes por semana na Academia da Saúde do Centro de Pareci Novo realiza os exercícios propostos pela educadora física Viviane Madruga de Cordova. Além deste, Viviane coordena outros grupos no município que incentivam a prática de exercícios físicos. As aulas são gratuitas e abertas para toda a população maior de 18 anos.

Para Roque, melhora na saúde é perceptível

Aos 63 anos, Roque José Klein é um dos frequentadores assíduos das aulas com exercícios funcionais. Há um ano participando das atividades na Academia de Saúde, ele diz que sua grande motivação é a fuga do sedentarismo e garante que já sente melhoras na sua saúde. “Estou dormindo melhor, perdi peso e minha pressão arterial normalizou”, revela o aposentado, que também pratica pilates e caminhada. Para Roque, mais do que proporcionar exercícios orientados, o grupo também oferece relacionamento com a comunidade.

Jacinta participa das atividades desde que elas iniciaram, em 2010

Comparecendo aos encontros desde a sua criação há sete anos, a agricultora Maria Jacinta Wollmann, 54 anos, também destaca os benefícios dos exercícios. Moradora do Despique, ela participa do grupo de sua localidade e também vai ao Centro para realizar as atividades orientadas por Viviane. “A ginástica tu não pode perder. Venho de carro ou de moto”, conta. Caso não consiga se deslocar, ela realiza caminhada pela sua comunidade. Além disso, ela também joga vôlei.

Jacinta salienta que participar do grupo mudou a sua vida. “Estou com mais disposição física. Antes eu não tinha força nas pernas ou nos braços”, afirma. “Hoje tenho mais vontade, nunca estou cansada. Meus guris ficam mais cansados do que eu”, complementa. A agricultora, que emagreceu bastante com as atividades, comenta ainda que recomenda a todos que puderem a participação nos encontros.

Objetivo é mudar hábitos
Promovidas pelo Município através da educadora física Viviane, as aulas buscam aumentar o nível de atividades físicas entre os munícipes, ampliar a utilização de espaços públicos de lazer, incentivar a autonomia das pessoas sobre escolhas saudáveis para melhor qualidade de vida e diminuição do sedentarismo. As aulas não se restringem ao Centro e também acontecem nas localidades de Despique e Matiel. Em Matiel as atividades acontecem no pavilhão da sociedade local, e em Despique os encontros são no pavilhão da escola.

Conforme Viviane, quem quiser participar só precisa se apresentar no local e horário de um dos dias com atividades (confira na tabela). “É só vir. Faço a avaliação na hora”, destaca. A educadora física explica que os encontros têm duração de uma hora e neles são realizados exercícios funcionais que trabalham a força, a resistência e o equilíbrio. “Queremos tirar as pessoas da zona de conforto”, ressalta.

De acordo com a educadora física, atualmente cerca de 60 pessoas participam dos diferentes grupos formados. Viviane observa que com a chegada do verão esse número tende a aumentar e destaca que mesmo no inverno o número de participantes não reduz muito. Ela salienta que em dias de chuvas as aulas do Centro são realizadas no ginásio municipal.

Horário das aulas
Terça-feira
– 14h, na Academia de Saúde do Centro
– 19h30min, no Matiel
Quarta-feira
– 10h, na Academia de Saúde do Centro
– 14h, no Despique
Quinta-feira
– 14h, na Academia de Saúde do Centro*
*exceto na última quinta-feira do mês.

Últimas Notícias

Destaques