Executivo de Maratá apresenta seus planos para o Turismo em 2022

Ações incluem obras e encaminhamento do Plano Municipal de Turismo ao Legislativo

Numa cerimônia especial com lançamento de seu vídeo institucional e entrega de fotos àqueles que fizeram parte do calendário 2021 da cidade, o Executivo de Maratá realizou na noite de quinta-feira, dia 9, a apresentação de seus planos para o Turismo em 2022. Entre as ações apresentadas estão obras e também o encaminhamento do Plano Municipal de Turismo ao Legislativo local.

Na Casa do Turista, localizada no Parque Municipal da Oktoberfest, os presentes ouviram uma explanação sobre o que é o Plano Municipal de Turismo (PMT) e o seu objetivo. De acordo com secretário municipal de Turismo e Desporto, Alexandro Haupenthal, o Alex, o documento foi construído pelo Executivo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo e tem validade de 10 anos. O PMT está pronto, recebendo apenas os últimos detalhes antes de ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

“Ali (no plano) a gente tem um planejamento, a gente tem um plano de ação para coisas que a gente venha a fazer”, resumiu o secretário. O documento também apresenta um panorama de Maratá, expondo suas potencialidades no setor. Está incluso no plano, por exemplo, informações sobre a concessão dos parques municipais da Cascata Vitória e da Cachoeira Maratá, que foram colocados em prática já em 2019 por meio de lei municipal.

Logo pelos 30 anos de Maratá, a serem completos em 2022, também foi apresentado. Foto: Prefeitura de Maratá

Também foram apresentadas obras que o Município pretende realizar em 2022 para alavancar o Turismo local. A mais palpável delas é a rua coberta entre o pórtico de entrada do Parque Municipal da Oktoberfest e a Praça Municipal Dora Lydia Brocker, que já foi licitada ao valor de R$ 394.312,61 e aguarda liberação da Caixa para ter suas obras iniciadas. Há, ainda, planos de revitalização da Trilha Turística Frederico Reinaldo Kerber e de construção de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que também servirá de nova sede para a secretaria municipal de Turismo e Desporto. A ideia é que o CAT seja construído ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na esquina onde ficará a rua coberta.

Houve, ainda, a apresentação do vídeo institucional de Maratá. Nele são apresentadas as belezas e os destaques da cidade e sua comunidade. “O vídeo procura mostrar a realidade das pessoas, os pontos turísticos como eles são, a cidade”, explicou Alex. Segundo o secretário, o objetivo é despertar a curiosidade para que as pessoas venham conhecer presencialmente Maratá. Os presentes na cerimônia também ficaram conhecendo o logo de 30 anos de emancipação do Município, a serem completos em 2022.

Durante o evento também foram entregues seis quadros com fotos do calendário municipal para aqueles que fizeram parte dele. As outras seis fotos foram entregues durante evento do Dia do Colono e do Motorista, em julho.

Pessoas que participaram das fotos do calendário municipal de 2021 receberam quadro com imagem onde aparecem

Aposta no Turismo como fonte de renda

Os potenciais turísticos de Maratá já são explorados há anos. A cidade recebeu como título a alcunha de “Capital das Belezas Naturais” e usa o slogan “Vale das Cachoeiras” para se promover. Agora, o Executivo aposta na parceria com a comunidade e o setor privado para alavancar ainda mais o Turismo local e transformá-lo numa grande fonte de renda tanto para os empreendedores locais quanto para o próprio Executivo.

Em fala, prefeita disse que promover o Turismo vai além do que realizar eventos e obras, sendo uma forma de formar lembranças

“Hoje, o setor primário é a base da nossa arrecadação, mas o Turismo também vem muito forte”, comentou a prefeita da Maratá, Gisele Adriana Schneider. “O Turismo vem ao encontro de fomentar a economia, o desenvolvimento do Município”, reforçou. Segundo ela, é importante que Maratá aproveite seus potenciais nesse momento de retomada do setor e por muitas pessoas estarem buscando o turismo rural e ao ar-livre.

Sobre as ações planejadas pelo Executivo, Gisele afirmou que diversas delas já foram concretizadas, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito. “É um trabalho persistente. Lento, mas persistente”, analisou. A prefeita reforçou a necessidade de também fazer os munícipes entenderem a importância do setor turístico para a cidade. “A gente tem uma população hospitaleira, carinhosa e que gosta de receber visitantes, mas também temos que mostrar para ela que isso (o turismo) pode gerar uma renda”, comentou.

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