Ações incluem obras e encaminhamento do Plano Municipal de Turismo ao Legislativo
Numa cerimônia especial com lançamento de seu vídeo institucional e entrega de fotos àqueles que fizeram parte do calendário 2021 da cidade, o Executivo de Maratá realizou na noite de quinta-feira, dia 9, a apresentação de seus planos para o Turismo em 2022. Entre as ações apresentadas estão obras e também o encaminhamento do Plano Municipal de Turismo ao Legislativo local.
Na Casa do Turista, localizada no Parque Municipal da Oktoberfest, os presentes ouviram uma explanação sobre o que é o Plano Municipal de Turismo (PMT) e o seu objetivo. De acordo com secretário municipal de Turismo e Desporto, Alexandro Haupenthal, o Alex, o documento foi construído pelo Executivo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo e tem validade de 10 anos. O PMT está pronto, recebendo apenas os últimos detalhes antes de ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.
“Ali (no plano) a gente tem um planejamento, a gente tem um plano de ação para coisas que a gente venha a fazer”, resumiu o secretário. O documento também apresenta um panorama de Maratá, expondo suas potencialidades no setor. Está incluso no plano, por exemplo, informações sobre a concessão dos parques municipais da Cascata Vitória e da Cachoeira Maratá, que foram colocados em prática já em 2019 por meio de lei municipal.
Também foram apresentadas obras que o Município pretende realizar em 2022 para alavancar o Turismo local. A mais palpável delas é a rua coberta entre o pórtico de entrada do Parque Municipal da Oktoberfest e a Praça Municipal Dora Lydia Brocker, que já foi licitada ao valor de R$ 394.312,61 e aguarda liberação da Caixa para ter suas obras iniciadas. Há, ainda, planos de revitalização da Trilha Turística Frederico Reinaldo Kerber e de construção de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que também servirá de nova sede para a secretaria municipal de Turismo e Desporto. A ideia é que o CAT seja construído ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na esquina onde ficará a rua coberta.
Houve, ainda, a apresentação do vídeo institucional de Maratá. Nele são apresentadas as belezas e os destaques da cidade e sua comunidade. “O vídeo procura mostrar a realidade das pessoas, os pontos turísticos como eles são, a cidade”, explicou Alex. Segundo o secretário, o objetivo é despertar a curiosidade para que as pessoas venham conhecer presencialmente Maratá. Os presentes na cerimônia também ficaram conhecendo o logo de 30 anos de emancipação do Município, a serem completos em 2022.
Durante o evento também foram entregues seis quadros com fotos do calendário municipal para aqueles que fizeram parte dele. As outras seis fotos foram entregues durante evento do Dia do Colono e do Motorista, em julho.
Aposta no Turismo como fonte de renda
Os potenciais turísticos de Maratá já são explorados há anos. A cidade recebeu como título a alcunha de “Capital das Belezas Naturais” e usa o slogan “Vale das Cachoeiras” para se promover. Agora, o Executivo aposta na parceria com a comunidade e o setor privado para alavancar ainda mais o Turismo local e transformá-lo numa grande fonte de renda tanto para os empreendedores locais quanto para o próprio Executivo.
“Hoje, o setor primário é a base da nossa arrecadação, mas o Turismo também vem muito forte”, comentou a prefeita da Maratá, Gisele Adriana Schneider. “O Turismo vem ao encontro de fomentar a economia, o desenvolvimento do Município”, reforçou. Segundo ela, é importante que Maratá aproveite seus potenciais nesse momento de retomada do setor e por muitas pessoas estarem buscando o turismo rural e ao ar-livre.
Sobre as ações planejadas pelo Executivo, Gisele afirmou que diversas delas já foram concretizadas, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito. “É um trabalho persistente. Lento, mas persistente”, analisou. A prefeita reforçou a necessidade de também fazer os munícipes entenderem a importância do setor turístico para a cidade. “A gente tem uma população hospitaleira, carinhosa e que gosta de receber visitantes, mas também temos que mostrar para ela que isso (o turismo) pode gerar uma renda”, comentou.