Volta às aulas. Sinodal Progresso e Instituto de Educação São José recepcionaram alunos para o ano de aprendizado
A euforia do primeiro dia de aula já aconteceu na rede particular em Montenegro. Uma segunda-feira de abraços, sorrisos – algumas lágrimas-, determinação e expectativa positiva para aprender. Nas duas instituições visitadas pela reportagem o dia foi especial, com recepção, discurso e projetos lúdicos. E novamente a chegada dos pequenos, seu contato com este que é o primeiro convívio social de todos, é um momento especial.
Momento de emoção para as irmãs Júlia Ignácio, 18 anos, e Caroline Willer Ignácio, de 1 aninho, ao entrarem juntas no Colégio Sinodal Progresso. A mais velha se formou no Ensino Médio da instituição em 2018, e neste dia 18 de fevereiro tirou a manhã para apoiar a caçula entre as cinco irmãs em seu primeiro dia de aula. Orgulho para a mãe Sabrina Willer Ignácio, que via Caroline tranquila e empolgada.
“Ela não para de falar nisso. Dormiu e acordou falando nisso”, descreveu. Ela acredita que essa animação é resultado de ver suas quatro irmãs saindo todos os dias para a escola. Então a pequena também queria vir encontrar amiguinhos e a professora para brincar. Júlia recordou o seu primeiro dia de aula, que também teve empolgação, porém com mais timidez. E se emocionou ao retornar à escola em que cresceu para deixar a irmã.
Assim, aos poucos chegavam os coleguinhas de Caroline, sendo acolhidos carinhosamente nas salas do Maternal, alguns com um pouco de choramingo ainda. Quem não se impressiona mais com a escola são os maiorizinhos. Antes de entrar na sua nova turma de 3º Ano, Rafaela Kniest, de 8 anos, conseguiu até tirar uma foto na frente do logo da Sinodal.
A mãe Gabriela Kniest foi a fotógrafa que fez questão de registrar esse passo importante da filha. Ela apenas perdeu a confraternização na quadra coberta, onde os alunos fizeram uma algazarra para colocar o papo com os amigos em dia. Era muita novidade para ser dita. A ordem chegou com o pronunciamento do diretor Lorio José Schrammel e a chamada nominal das turmas e sua recepção pelos professores.
Uma transformação coletiva e individual
No Instituto de Educação São José a recepção aos estudantes das séries finais do Fundamental e do Ensino Médio propôs uma transformação. E essa será o tema pedagógico de 2019: “Do Protagonismo à Transformação”. A coordenadora pedagógica, professora Mônica Patrícia Hensel Metz, conduzia a reportagem pelo centenário prédio, enquanto explicava a ideia.
A transformação deste ano inicia pela reforma da escola, que já deu vida nova ao espaço do Maternal e da Pré-escola, e se estenderá aos demais andares. Mas a mudança proposta também é de cada um, seja pelo desafio da nova série ao qual o aluno avançou, seja pela educação em si que é capaz de promover a transformação humana e social de cada um.
O projeto segue as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No passeio, a cada sala de aula que se entrava era visto o tema sendo abordado pelo viés de uma disciplina diferente. A educação, a comunicação, a cultura, a tecnologia, a arte, a fraternidade, a superação. Na sala da oficina da Transformação pelo Pensamento a lógica da matemática era o cerne. Naquele momento, as professoras Sinara Krug da Silveira e Ana Paula Colling provocavam uma turma de 8º Ano através dos pensamentos do filósofo e matemático grego Arquimedes.
Após ouvirem seu poema a respeito de retângulos, os jovens recebiam essa forma geométrica em variados tamanhos. O desafio era juntá-los para transformar em novas formas. A cada 20 minutos os corredores se enchiam, com os alunos mudando de oficina. Apesar do mesmo tema ser proposto com as séries iniciais à tarde, o sistema seria diferente.