Há cinco dias moradores de Montenegro têm registrado alteração na coloração da água saída das suas torneiras. Com um aspecto de “suja”, como se estivesse misturada com barro, água tem sido evitada por diversas pessoas no uso diário. Apesar disso, Corsan reafirma que a água é totalmente potável e deve estar translúcida em toda a cidade em questão de tempo, dependendo apenas da sua diluição total.
Moradora do bairro Centenário, Joelma Nunes Maciel, é uma das pessoas que estava recebendo ainda a água com a coloração alterada. Segundo ela, na sua residência o problema persiste há mais dias do que a maior parte da cidade. “Não tenho mais condições, nem nervos para aguentar. Eu já coloquei água fora direto e não limpou nada”, desabafa. Segundo ela, na sua residência ou a água está suja ou em falta.
Após reclamações formais, Joelma recebeu equipes da Corsan na sua casa, mas foi apenas na tarde dessa quinta-feira, 27, que foi realizado o expurgo da sua rede. “Não consegui lavar as roupas claras; estou lavando as escuras com a água podre. Os banheiros e banhos com essa água suja”, fala.
Gilberto Durayski, morador do bairro São Paulo, está com o problema desde segunda-feira, 24, pela manhã, e relata que ainda estava na mesma situação nessa quinta-feira, 27. “Já ficamos três dias de cama pegando a virose da água suja. O problema é que quando arrebenta um cano em baixo da terra eles não esgotam o buraco tirando o lodo eles deixam pra lá e nós é que pagamos o pato, ou seja, os remédios”, opina sobre a razão do problema.
De acordo com o engenheiro responsável pelo abastecimento da Corsan, Ângelo Marcelo Faro, o problema com a alteração da cor da água não tem relação com lodo, mas sim, é devido a falta de energia no Município no final de semana. Ele explica que com as quedas de energia os motores das estações de tratamento paravam e retornavam, causando assim um desprendimento de manganês – elemento químico natural da água – nos canos. “No domingo aconteceu isso, e na madrugada de segunda entrou água na rede com cor. Uma água que está com um aspecto estranho, mas a qualidade dela é perfeitamente consumível”, diz.
Como a água foi distribuída para toda a cidade, Faro declara que seria impossível esvaziar toda a rede. “Os transtornos seriam muito maiores, seriam mais ou menos cinco dias faltando água na cidade inteira para poder fazer isso”, explica. De acordo com o engenheiro, a Corsan está colocando água translúcida na rede desde segunda-feira, 24, e já realizou o expurgo na adutora que apresentou o problema. “Já está em quase tudo, é só em alguns pontos isolados, locais com menos consumo ou mais restrito que ainda não deu tempo de diluir. Mas o problema já foi sanado”, completa. Em caso de gravidade na alteração da cor, Ângelo recomenda que a população realize uma queixa formal (na Corsan) para que a empresa possa averiguar. (MG)