Trânsito no acesso à cidade foi interrompido nesta semana
A empreiteira Geovanella, contratada pelo Estado em regime de emergência devido à catástrofe climática, retornou nesta semana ao canteiro de obras no km 1 da ERS-411. As pistas no acesso ao município de Maratá colapsaram em maio, após grande deslocamento de massa de solo das encostas. Nesta semana o fluxo foi interrompido novamente, e até um rolo compactador foi trazido, mas os trabalhos não iniciaram nesta quinta-feira, dia 1º, como esperado pela comunidade.
O projeto do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) reconstruirá completamente os cerca de 100 metros, entre o pórtico e a estrada que dá acesso a Pinheiro Machado e Brochier. A informação dada à Prefeitura de Maratá é de que as pistas serão reconstruídas após conclusão da obra no Centro de Brochier.
A Administração Municipal chegou a considerar a realização da obra, especialmente devido a um processo de municipalização do trecho, mas o Estado incluiu-a no processo emergencial para liberar o acesso às cidades prejudicadas pelas enxurradas. Antes desta decisão, a Defesa Civil Nacional havia aprovado verba de R$ 1.300.000,00 à reconstrução pelo Município, valor que Maratá busca manter inscrevendo nova meta “contenção de morros”. Nesta semana o processo no sistema da Defesa ainda estava em análise. O projeto do Município é para contenção do deslizamento na rua Erno Pletsch.
Brochier também na espera
Na cidade vizinha, a empreiteira é contratada diretamente pela Administração Municipal para o projeto de revitalização da rua Irmãos Brochier; em que pese a via esteja sobreposta ao traçado da rodovia estadual. A Prefeitura também esperava que o processo de recapeamento iniciasse nesta semana, mas teria sido informada pela Geovanella que um problema na usina de asfalto adiará o início.
“Nós somos os próximos que a empresa fará o asfalto, eu mesmo conversei com o engenheiro da empresa, que acha que pode levar uns três dias de serviço este capeamento”, informou o prefeito de Brochier, Clauro Carvalho. Também está na lista da empreiteira o reparo da pista da ERS-411 na Costa da Serra, em Montenegro. A notícia ruim as três cidades é a previsão de chuva a partir de segunda-feira.