Estímulo à preservação ambiental desde a infância

Crianças da Escola Municipal Walter Bellian aprendem sobre a separação de lixo e o impacto do destino incorreto

Jogar um papel de bala no chão, ou o palito de um pirulito, a embalagem do biscoito. Com esses e outros exemplos e ilustrações, as crianças do 2º e 3º anos da Escola Municipal Walter Belian foram estimuladas a pensar sobre a necessidade da preservação de recursos hídricos para o futuro do planeta. A atividade integra as ações de educação ambiental da Semana Municipal da Água.

Na programação de ontem, a assessora especial da secretaria do Meio ambiente, Joana Mara dos Santos, conversou com três turmas de alunos sobre a importância da separação adequada do lixo e seu impacto na manutenção dos rios. A preservação das matas também foi tema da conversa e houve plantio de mudas de árvores no pátio da escola, ação dificultada por uma chuva fraca, situação que foi motivo de brincadeiras, uma vez que se trata da Semana da Água.

Alunos fizeram “uma gota d’água” durante a ação de educação ambiental desenvolvida na Walter Belian. Foto: Acom/Prefeitura de Montenegro

Joana explicou às crianças que o descarte inadequado do lixo coloca a fauna aquática em risco, pois através de arroios e esgotos, esse material chega ao mar e é confundido com alimentos. Por essa razão, peixes, tartarugas, golfinhos e baleias, entre outros animais, são encontrados mortos ou agonizando por terem ingerido materiais diversos, como plástico. O descarte incorreto atinge também o solo, pois há produtos que, durante a decomposição, liberam elementos tóxicos. Desta forma, seja através da contaminação do solo ou da poluição das águas, todos, inclusive os humanos, sofrem com os danos gerados pelo destino incorreto do lixo.

Joana e Deise (D) mostram as bags, usadas no trabalho de estímulo à separação do lixo realizado pela escola

As turmas do 3º ano foram acompanhadas pelas professoras Nilda Sarmento e Marcíria Fenandes e, a do 2º ano, por Simone Dör. A importância de ações como essa para formação dos alunos é observada pelas educadoras. “A vinda de pessoas de fora é um estímulo à conscientização”, resume Marcíria. Para Nilda, iniciativas como essas palestras com as crianças são fundamentais e reforçam o trabalho de educação ambiental realizado durante as aulas. Nilda salienta que as crianças fazem a diferença na preservação do meio ambiente, inclusive como multiplicadoras dessas ações junto às suas famílias.

Um grupo de adolescentes auxiliou no plantio de árvores no pátio da instituição durante a atividade de ontem

A diretora da escola, Deise Kochenborger, salienta que essa ação dentro da Semana Municipal da Água vai ao encontro do trabalho ambiental desenvolvido pela instituição. O estímulo à separação do lixo e destino correto ocorre ao longo do ano na Walter Belian, que conta com “bags” para receber o lixo descartável da comunidade e vendê-lo. Deise antecipa que, no próximo dia 28, será lançada uma gincana com foco na preservação do meio ambiente. Ela reforça a importância da conscientização das crianças e adolescentes sobre o assunto para a preservação do planeta.

Programação
A programação da Semana Municipal da Água segue até sábado. Para esta quarta-feira, está prevista ação de educação ambiental no Colégio Ivo Bühler (Ciep), das 8h30min às 12h. Haverá palestra sobre a importância da água, separação de resíduos e preservação das matas. Após a conversa, será realizado plantio de mudas de árvores nativas para preservação do meio ambiente, e haverá ação junto à horta da escola.

Últimas Notícias

Destaques