Um homem de 66 anos de idade, morador de Porto Alegre, foi preso por policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro ao tentar aplicar golpe em agência bancária no Centro de Montenegro. O homem abriu conta na última sexta-feira, 8, e retornou ao estabelecimento nessa segunda-feira, 11, para solicitar empréstimo consignado no valor de R$ 70 mil. A prisão ocorreu após funcionários do local suspeitarem da documentação apresentada pelo cidadão e acionarem a Polícia.
Segundo o delegado André Roese, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, o idoso portava falso documento de identidade. O homem possui extensa ficha criminal por delitos como receptação, furto e roubo. Mas, o que mais chama a atenção no “currículo” do fraudador é a prática de estelionato. Ele já consumou 12 golpes. A Polícia acabou interceptando o meliante durante a tentativa de aplicar a 13ª fraude.
O delegado solicitou a prisão preventiva do indivíduo. Ele será investigado por tentativa de estelionato, uso de documento falso e falsa identidade.
Golpes consumados nesta semana
Os crimes de estelionato continuam fazendo vítimas em Montenegro. A forma de aplicação é variada e, em geral, não apresenta novidade no modo de operação.
Conforme registros da Polícia Civil, uma moradora do bairro Santo Antônio, por exemplo, recebeu ligação de um indivíduo que se identificou como um amigo que estaria se deslocando de Gramado até Montenegro para revê-la.Pouco tempo depois do primeiro contato, o homem retornou para dizer que seu veículo havia tipo problemas mecânicos no meio do caminho e que precisava de um “empréstimo” para pagar os custos. Acreditando na história do farsante, a mulher realizou duas transferências via Pix. O prejuízo da vítima foi de cerca de R$1.700,00.
Outro golpe ocorreu nesse domingo, 10, no bairro Cinco de Maio. O morador de uma casa alugada recebeu mensagem via WhatsApp, pedindo para que pagasse o aluguel. Como a foto de perfil era da proprietária do imóvel e, realmente, estava no período de pagar o vencimento, a vítima acreditou na conversa do golpista. (CA)