Estado tem três regiões na bandeira vermelha no mapa preliminar

Completando seis meses de vigência, o mapa do modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul volta a ter regiões com alto risco epidemiológico e, também, com baixo risco. O 27º mapa preliminar, divulgado nesta sexta-feira, 6, traz três regiões em bandeira vermelha, 16 regiões em bandeira laranja e duas em bandeira amarela. A Região 08 – do qual fazem parte Montenegro e municípios da região – segue classificada como bandeira laranja.

Segundo o governo, as regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo apresentaram piora nos indicadores e passaram para bandeira vermelha. Já nas regiões de Erechim e Bagé, foi percebida uma melhora, e ambas ficaram em bandeira amarela neste mapa preliminar.

Uma estabilidade em todos os indicadores da Covid-19 foi constatada pelo grupo de monitoramento do Estado. Contabilizando os pacientes internados por outras causas, nesta semana houve um leve aumento no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de leitos de UTI no Estado, o governo relata que há estabilidade na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 nas últimas quatro semanas.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas (R08), Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira, 9. A vigência das bandeiras da 27ª rodada começa à 0h de terça-feira, 10, e se encerra às 23h59 de segunda-feira, 16.

Últimas Notícias

Destaques