O Governo do Estado homologou o decreto de situação de emergência em Brochier por conta da seca. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, dia 25, destaca que os órgãos regionais estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao Município, mediante prévia articulação e planejamento.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Gilberto Valdir Büttenbender, a homologação irá acelerar processos licitatórios e também permitirá auxílio por parte do Estado no que diz respeito a financiamento ou incentivos. “A situação da seca no Município está crítica”, assegura.
Gilberto revela que as chuvas que atingiram Brochier foram esparsas e não amenizaram em praticamente nada a situação. “Os produtores esperam por boas chuvas para fazer o plantio da safrinha para verem se conseguem um estoque melhor para o restante do ano”, disse. O secretário salientou, ainda, que muitos produtores rurais tiveram que antecipar a silagem para não perderem o plantio, o que deixou a silagem com qualidade baixa.
Brochier decretou situação de emergência por causa da estiagem em 10 de janeiro. O decreto foi baseado no aumento de déficit hídrico causado pela falta de chuvas regulares e que compromete o armazenamento de água potável, comprometendo, assim, o abastecimento para o consumo humano e animal.
Inclusive, desde o começo do ano, o abastecimento das caixas d’água que fazem a distribuição para as localidades de Novo Paris, Bela Vista, Chapadão e Paris Alto está sendo feito com caminhões-pipa porque os poços locais não conseguiam captar água. De acordo com Gilberto, essa situação amenizou um pouco. “Talvez tenha sido pelo fato do uso mais consciente (da água). Estamos com processo de contratação de empresa para a perfuração de um poço artesiano na localidade de Novo Paris”, afirma.