A Polícia Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul se uniram, nesta quinta-feira, 26, para efetuar ação de combate à violência doméstica contra mulher. Entre os pontos abordados na operação estão estratégia de prevenção e repressão qualificada aos feminicídios.
As atividades foram realizadas de forma integrada, como parte da execução do plano de ações da Operação Maria da Penha, deflagrada em âmbito nacional no último dia 20, com previsão de vigência até o dia 20 de setembro deste ano, sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A Operação Maria da Penha foi idealizada com o objetivo de realizar operações ordinárias e especializadas, além do fomento de políticas, no âmbito da segurança pública, para ampliar o acesso ao sistema de justiça e segurança. Tais ações têm a finalidade de conscientizar as mulheres em situação de violência a buscar atendimento qualificado, bem como a disseminação da importância da formalização das denúncias e acompanhamento efetivo dos casos de violência contra a mulher.
Desde o início da operação, no Estado, foram executadas diversas atividades de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Foram registradas mais de 600 ocorrências policiais, que culminaram com a instauração de aproximadamente 500 inquéritos policiais e na prisão de 24 indivíduos.
No Estado ação desta quinta-feira contou com a participação de mais de 380 policiais civis e militares em 130 viaturas, que executarão, durante o dia, diligências para verificação de 290 disque-denúncias, além do cumprimento de 39 mandados de prisão e de 82 mandados de busca e apreensão.
Fonte:SSP/RS