Até o dia 4 de novembro, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Estado recebe inscrições de municípios interessados em formalizar convênios para a instalação de reservatórios no meio Rural. Terão prioridade aqueles atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado. Dentre os municípios com decretos homologados, terão prioridade os com menor índice de desenvolvimento socioeconômico (Idesde).
O manual que contempla as diretrizes de programa referente ao eixo estratégico Irriga+RS/Cisternas foi divulgado na última segunda-feira, dia 24. As prefeituras, conselhos municipais de Agricultura e escritórios da Emater selecionarão, no mínimo, três beneficiários titulares e cinco suplentes (total de 8). Já o prazo para o envio de toda a documentação à Secretaria é na semana entre os dias 7 a 11 de novembro. Três municípios na área de cobertura do Ibiá foram selecionados e encaminham escolha dos agricultores e documentação: Pareci Novo, Brochier e Maratá.
O eixo Irriga+RS/Cisternas beneficia com cisternas os pequenos produtores pecuários, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura; além da produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas. Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.