Uma comitiva do Governo do Estado cumpre agendas em Brasília para articular de ações de enfrentamento à estiagem. Atualmente, 254 municípios declararam situação de emergência. Desses, 237 já têm Decreto de Situação de Emergência e 125 receberam a homologação por parte dos governos estadual e federal.
Estes dados foram entregues ontem ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Foi solicitada alteração na Portaria Interministerial Um, de 2012, para que o Rio Grande do Sul seja incluído em políticas públicas de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem. A regra se restringe ao semiárido nordestino e ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
A comitiva também busca investimentos na área de prevenção à estiagem e ações de resposta que garantam o acesso à água potável e segurança alimentar e nutricional para famílias em vulnerabilidade social, especialmente os povos e comunidades tradicionais. Nesta quarta-feira etrão audiências com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. (RE)