Está chegando um Outono com frio e chuva moderados no RS

Estação terá frio pouco persistente – a partir de maio – com chuvas e ventos

Na próxima segunda-feira, os brasileiros se despedem do Verão para entrar em uma nova estação. O Outono é a transição para o Inverno e o Instituto Climatempo definiu o período em 2017 como “normal”; sem temperaturas extremas para cima ou para baixo. Nada igual aos calorões seguidos de frio típico de inverno que foram percebidos entre abril e junho do ano passado.
A chuva diminui de frequência especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste do país, ficando cada vez mais dependente da passagem de frentes frias vindas de Sul. A precipitação seguirá forte na porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil. Todavia, o cenário não se repetirá no Rio Grande do Sul que, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, “é muito diferente do restante do país”.

Ao menos uma vez por semana choverá no Estado, inclusive com possibilidade de temporais. A boa notícia é que esses fenômenos em nada poderão ser comparados as precipitações do último final de semana, inclusive ao tornado que devastou São Francisco de Paula. Nascimento explicou que o que ocorreu entre sábado e domingo foi decorrente do impacto climático.

Havia um calorão de fevereiro, com máximas de 36 graus, que recebeu a primeira frente fria com força suficiente para romper esse bloqueio atmosférico de altas temperaturas. Também a partir de abril forma-se um novo sistema de ciclones extratropicais no Sul. “Ainda não dá para descartar temporais neste Outono”, alertou.

A boa notícia é que, com isso, não haverá seca na região. Como é esperado, as temperaturas entrarão em declínio, todavia de forma sensível no mês de abril, com eventual pico em 10 graus. O meteorologista afirma que somente no final de maio, início de junho e novamente no final de junho, os termômetros devem despencar aos 4 ou 5 graus.

Reiterando que esse será um Outono muito perto da normalidade, ele avisa que não está descartada a ocorrência de geada moderada, a não ser na Serra. As massas polares vão ficando mais frequentes e fortes sobre a América do Sul e chegam ao Brasil com maior poder de resfriamento ao longo da estação. O Vale do Caí está dentro desta tendência, mas Nascimento informa que o período de frio não será persistente.

Você Sabia
O Hemisfério Sul entra oficialmente no Outono no dia 20 de março, às 7h29 min pelo horário de Brasília. Essa precisão de horário, inclusive com segundos, é calculada com base em uma posição astronômica. As estações ocorrem quando uma parte do globo terrestre está mais próxima ou mais distante do sol. As 7h29min de segunda-feira é o exato momento em que a radiação do sol atinge igualmente os hemisférios norte e sul.

Últimas Notícias

Destaques