PAÍS ainda precisará de adaptações nas ruas e redes elétricas para receber o Nissan Leaf
Em julho chega ao Brasil o Nissan Leaf, carro 100% elétrico mais vendido do mundo, e o primeiro do Brasil (no mercado, as versões são hibridas). O carro já está em pré-venda com reserva pela internet sob taxa de R$ 5 mil. As concessionárias mais próximas do Vale do Caí estão em Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre.
Com a chegada do Leaf, agora a Nissan trabalha para incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo de vida completo do carro elétrico no país. Tanto que vem desenvolvendo parcerias locais com universidades e instituições para o estudo e criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica, como é o caso do acordo assinado recentemente com a Unicamp.
O contrato visa pesquisar o uso do biocombustível como uma opção para a mobilidade elétrica. Com isso, a Nissan busca avaliar e viabilizar diferentes formas de alimentação para os veículos elétricos visando atender às preferências regionais de matriz energética. No caso do bioetanol, por exemplo, ela desenvolve pesquisas desde 2016 para usá-lo em conjunto com soluções de eletrificação.
Na época, apresentou mundialmente no Brasil o primeiro protótipo e começou a estudar um veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona com energia elétrica gerada por meio da reação eletroquímica do Etanol. Apesar da utilização do Álcool Anidro, não se trata de um híbrido, pois não há combustão. Ele entra no sistema apenas para produzir, por meio de reação química, o hidrogênio. Este elemento químico, por sua vez, será responsável por abastecer a célula de combustível, que gera a eletricidade. A combinação com outras duas tecnologias, o motor e as baterias que têm como base o conjunto tecnológico do Leaf, garante ao Nissan SOFC uma autonomia superior a 600 km.
Pesquisas que visam adaptação e capacitação
Já no ano passado, a empresa e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) haviam assinado memorando de entendimento, com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos. Uma das possibilidades de reuso para os conjuntos é no fornecimento de energia para a iluminação em áreas temporárias. Inclusive, foi isso que a marca japonesa fez em seu estande no Salão do Automóvel em São Paulo, no ano passado.
E em fevereiro de 2019 teve início a parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), cujo foco é o desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais para veículos elétricos. Os pesquisadores estão utilizando o Leaf para estudar também o impacto desses carregamentos na rede elétrica brasileira.
E o 100% elétrico mais vendido no mundo é o ideal para o desenvolvimento das tecnologias. Isso porque é capaz de devolver energia à rede pública por meio do sistema Vehicle-to-Grid (V2G), que o torna uma espécie de “bateria sobre rodas”.
Ficha técnica
Motor de 149 cv
Autonomia por de até 241km*
Carga rápida – 40min = 80% de carga
Três anos de garantia no carro
Oito anos de garantia nas baterias
Preço da pré-venda = R$ 178.400,00
Experiência do pedal único
Quando o Leaf for lançado, os brasileiros poderão realizar test drive para saber se irão se adaptar ao sistema de pedal único.
Como é conduzir com apenas um pedal? Segundo a amontadora, é um sistema simples! O E-pedal da Nissan permite acelerar, desacelerar e frear com um movimento único e contínuo. Basta soltar o acelerador para uma frenagem regenerativa automática e pressionar para a aceleração com base na sua velocidade atual. Uma vantagem seria oferecer mais controle nas subidas, descidas e em estradas sinuosas.