Esquenta Black Friday: O que cuidar na compra pela internet

É preciso atenção para comprar com segurança e não ter dor de cabeça depois

É semana de Black Friday, e a expectativa pelas promoções desta sexta-feira, 29, é grande. Mas como o principal volume de vendas da campanha é através da internet, é importante que o consumidor tome alguns cuidados para, no meio de toda essa euforia, não cair em golpes no meio online. Afinal de contas, todo mundo coloca o que quiser nas redes e é preciso ficar de olhos bem abertos na hora de comprar. Veja algumas dicas:

1 – ESCOLHA SITES DE CONFIANÇA
Assim como você provavelmente faz nas lojas físicas, escolha, na internet, sites com maior potencial de confiabilidade. Opte por aqueles que seus familiares ou amigos conhecem e já utilizaram; ou procure ouvir as indicações de outros compradores. Priorize os que têm maior popularidade entre o público.

2 – VERIFIQUE O SITE
Site seguros são verificados pelo provedor de internet. A partir dessa verificação, o endereço ganha um selo de segurança: é o ícone de um cadeado que fica antes do endereço da página (o www). Confirme se a loja onde você está fazendo a compra possui essa certificação. Se não, não digite suas informações ali.

3 – CONFIRME A REPUTAÇÃO EM SITES ESPECIALIZADOS
Tem uns quantos, mas o portal mais conhecido para o registro de reclamações é o “Reclame Aqui”. Então acesso o www.reclameaqui.com.br e pesquise que tipos de queixas foram registradas por clientes da loja em que você está querendo comprar. Sempre saem dicas valiosas dali.

4 – NUNCA REVELE A SENHA DO SEU CARTÃO
É um erro comum, então não esqueça: os sites nunca pedem a senha de seu cartão de crédito para finalizarem uma compra. Nunca! Se o site estiver pedindo ou você tiver recebido um e-mail da suposta loja solicitando essa informação, corra que é cilada.

5 – NÃO USE COMPUTADORES PÚBLICOS PARA COMPRAR
Não é nem um pouco indicado usar computadores e até mesmo redes de internet compartilhadas nas compras. A máquina de uma lan-house, por exemplo, pode conter vírus e te causar transtornos, como o roubo de seus dados pessoais.

6 – DEIXE SEU ANTIVÍRUS ATUALIZADO
Seja no computador ou no celular, certifique-se de ter um bom e atualizado antivírus. Os softwares são capazes de detectar tentativas de invasão e evitar ataques ao seu dispositivo, caso determinado site tente instalar algo indesejado em sua máquina.

7 – EVITE CLICAR EM LINKS E PROPAGANDAS
Pra fugir de sites falsos, evite clicar em banners de propagandas ou links recebidos por e-mail com promoções. Se te interessou pela oferta, digite o nome da loja no navegador e, então, busque o produto. É um jeito de garantir que a promoção existe mesmo.

8 – LEIA ANTES DE ACEITAR
É chatinho ler aqueles contratos das lojas e é fato que muita gente aceita as condições sem nem saber com o que está concordando. É um risco. O importante é saber quais são os termos da loja e verificar se não há “pegadinhas” para o uso indevido de suas informações. Outro dado pertinente é descobrir se a loja conta com canais de atendimento válidos para resolver eventuais problemas e se seu CNPJ é “quente”.

9 – NÃO SALVE SEUS DADOS
É cômodo digitar todas as informações para compra no site e salvá-las no portal para que fiquem salvas para uma próxima aquisição. Isso não é muito seguro, no entanto. Há casos – como o que ocorreu no site “Ingresso.com” em 2013 – em que as empresas acabam sendo vítimas de vazamentos e divulgação de informações dos usuários. Seus dados podem acabar indo parar sabe-se lá onde.

10 – OPTE PELO BOLETO
Quer oferecer a menor quantidade de dados possível? Opte pela compra por boleto bancário e não o cartão de crédito. O cartão, além de um prato cheio para a compra por impulso, acaba sendo mais arriscado, abrindo mais espaço para golpes. Há casos de débitos registrados indevidamente e serviços assinados sem a autorização do dono do cartão.

11 – DESCONFIE DOS MILAGRES
Assim como no comércio físico, em geral, os produtos mantêm uma média de preço nas lojas online. Se você se deparou com uma oferta que foge muito do padrão, desconfie da idoneidade do site e da veracidade das informações. Pode ser golpe! Da mesma forma, preste atenção nos juros e no valor do frete.

Últimas Notícias

Destaques