No último final de semana, 18 e 19 de maio, aconteceu o 44º Mutirão Regional Pioneiro, atividade escoteira onde jovens entre 18 e 20 anos realizaram ações comunitárias nas cidades de São Sebastião do Caí e Montenegro. Mais de 300 participantes de todo o estado estiveram juntos na ação.
Os escoteiros distribuíram mais de 3.000 panfletos numa ação contra a violência contra crianças, receberam 320 kg de alimentos, destinados para dois asilos da região, retiraram 15 sacos de lixo das margens do Rio Caí, revestiram internamente 3 casas com isolantes térmicos feitos com caixas de leite recicladas, em parceria com o projeto “Seu Lixo Me Serve”, além de restaurarem estruturas do Santuário da Conceição, em São Sebastião do Caí, e a sede do Grupo Escoteiro Acácia Negra, em Montenegro.
No domingo as atividades foram de integração e descobertas para os jovens, em oficinas de teatro, danças circulares, yoga, bordado, jogos de tabuleiro e também puderam conhecer o trabalho da Dobra, empresa que já também já realizou ações comunitárias no Colégio Estadual Ivo Buhler (CIEP), local que sediou o evento.
Realizado pelos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, o Mutirão foi organizado por jovens dos Grupos Escoteiros Taquató (São Sebastião do Caí), Araquã (Picada Café), Rastreadores (Portão), Acácia Negra (Montenegro), Phoenix (Feliz) e Jean de Lery (Estância Velha). A atividade contou ainda com o apoio de uma série de
empresas da região, entre elas: Acessórios Vale do Caí, Agriplus, Cahy Tintas, Clínica Schutz, Cortume Krumenauer, Dentária Santa Cruz, Daniel Tintas, Donadello, Eletrecista Jacob Trein, Esquadrias Hack, Eza Contabilidade, Geosolis, Laranjas Vale do Caí, LC Bohn, Li Hair, Madereira Drehmer, Madeireira São Sebastião, Materiais de Construção Vila Rica, Naturalles, Nordweg, Odim, Rafael Auler Arquitetura e Urbanismo, Sinoscar, Staudt Contabilidade e Valle Vita.