Escolas revelam receita de sucesso no Ideb 2023

EDUCAÇÃO. Instituições em Maratá e Brochier evoluíram no índice após a pandemia

A divulgação em agosto dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com base em números de 2023, revelou que três escolas do Vale do Caí estão entre as melhores da região educacional. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais a Escola Municipal Ludia Araujo Viegas, de Maratá, está na quarta posição com 7,9 pontos; nos Anos Finais está a Escola Municipal Emilio Bauer, de Brochier, em terceiro com 6,5; e a Escola Estadual Engenheiro Paulo Chaves, em Maratá, que com 5,1 pontos é a segunda melhor de Ensino Médio no Vale do Caí.

A diretora da Ludia Araujo Viegas, Jussara Henriques Dutra, fala deste sucesso a partir de um sistema implementado em toda a Rede Municipal de Maratá, com atividades extracurriculares no contraturno, em especial de atenção individualizada para mitigar dificuldades no aprendizado. “Trabalhamos muito o reforço escolar! Acredito que ele é muito importante”, declarou. A escola que fica na comunidade Uricana, foi criada em 1977 e atende hoje 23 alunos no período da tarde, em uma turma de 4º e uma de 5º ano.

4º Ano da Ludia Araujo Viegas se prepara para Ibeb 2025

Em 2024 seu contraturno é realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Ambrósio Rücker, na comunidade São Pedro do Maratá; que tem oficinas lúdicas e educacionais. Para o reforço didático os docentes usam sistema com fichas individuais e avaliação periódica dos alunos, determinando qual a disciplina e tema que merece atenção. “Aqui os alunos se sentem mais acolhidos, por ser uma escola menor”, acrescenta Jussara, comentando a respeito da proximidade aluno/professor.

Um plano baseado em comprometimento
No grupo Séries Finais do Fundamental, a Escola Municipal de Brochier Emílio Bauer chegou à terceira colocação regional, 16ª entre escolas de redes municipais no estado e 30ª colocação no ranking das escolas de todo o Estado. A instituição de Fundamental completo da comunidade Linha Pinheiro Machado saltou do índice 4,2 (nota de IDEB referente ao ano base de 2017) para 6,5, uma evolução de 55%.

professoras Cleidi Nara Schreiner e Anelori Keller - escola Emílio Bauer - Brochier
Professoras Cleidi Nara Schreiner e Anelori Keller. Foto: Arquivo Pessoal

A grande variável foi a iniciativa das aulas de recuperação em sábado após o isolamento da Covid-19. A pandemia prejudicou toda a população, mas os professores e famílias da Emílio Bauer souberam rever o quadro de atraso em Matemática e Língua Portuguesa. A diretora da época e sua vice-diretora, Anelori Keller e Cleidi Nara Schreiner, recordam que no retorno ao presencial foi possível identificar “habilidades” em atraso.

Foi então montando calendário de quatro manhãs de sábado para recomposição do aprendizado das turmas de 8º e 9º Ano. Neste plano, Anelori assinala, sobretudo, o comprometimento da Comunidade Escolar em realizá-lo com eficiência.

Vale ressaltar que durante o isolamento da pandemia, Brochier colocou em prática um sistema “delivery” de tarefas escolares, mas, ao menos a Emílio Bauer, não teve aulas online. Apenas as duas turmas de 9° Ano (27 alunos) realizam as provas de Português e Matemática ao Ideb. “Professores comprometidos e alunos engajados é a receita para o sucesso”, declara Anelori.

Importância da tecnologia e Ciência
O destaque do Ensino Médio foi a Escola Estadual Engenheiro Paulo Chaves, instituição com 80 anos localizada no Centro de Maratá. As provas realizadas pelos estudantes de 3º Ano garantiram um Ideb 5,1 pts e a segunda colocação regional. A diretora, Lourdes Regina Saldanha de Oliveira, salienta a estrutura física, material e tecnológica como fatores de sucesso. Para colaborar com os docentes a Paulo Chaves disponibiliza “smart TV” conectada na Internet em todas as salas de aula, sala de vídeo e um Chromebook por aluno.

Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Paulo Chaves - Maratá - tecnologia em sala de aula
EScola Engº. Paulo Chaves usa mundo digital e a Ciência na prática para aprimorar o aprendizado

A diretora assinala ainda a atenção individual dos professores aos alunos com déficit em temas ou matérias, sistema que é beneficiado pelo quadro atual de turmas menores. A Paulo Chaves chegou a ter sala com cerca de 40 alunos, sendo que hoje sua média está entre 16 e 20. Mas há ainda o fator ‘pesquisa’ que pesa no sucesso do educandário, com feira de ciências e gincana como destaque entre as atividades extra-curriculares.

“E temos a participação das famílias! Os pais na escola são fundamentais para incentivar os filhos”, destaca a diretora. Além do avanço no índice Ideb, ela observa uma mudança de perspectiva dos jovens impulsionados pela Educação de qualidade “A maioria agora pensa em seguir nos estudos, ir para faculdade”, reflete, ao lembar da evasão escolar para trabalhar na lavoura.

O que é o Ideb
O Ideb é composto por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), relacionados ainda as taxas de aprovação escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes de 5º e 9º do Fundamental e 3º do Médio. Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

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